LISBOA FILM COMMISSION COMEMORA 10 ANOS EM OUTUBRO 

LISBOA FILM COMMISSION COMEMORA 10 ANOS EM OUTUBRO 

Uma década a apoiar a produção cinematográfica e audiovisual

A Lisboa Film Commission (LFC) comemora em outubro o seu 10º aniversário, num ano em que as filmagens e as sessões fotográficas em Lisboa têm dado sinais de uma tendência de crescimento que as aproxima a valores anteriores à pandemia de Covid-19, com destaque para as coproduções internacionais.

Criada pela Câmara Municipal de Lisboa, em outubro de 2012, com o propósito de agilizar autorizações e procedimentos envolvidos nos pedidos de filmagens, a missão da LFC está focada em trabalhar diretamente com as Produtoras nacionais e estrangeiras, apostando numa comunicação diária e de acompanhamento das produções, desde o início da sua rodagem até à estreia em festivais de cinema ou numa sala comercial. 

Por outro lado, desempenha um papel importante na gestão de eventuais conflitos que possam surgir com a interrupção de vias, reserva de estacionamento ou cortes de trânsito, atuando sempre em articulação com os vários serviços da CML, das Juntas de Freguesia e de outras entidades públicas ou privadas. Contribuir para um equilíbrio de interesses e expetativas entre os pedidos das Produtoras e o bem-estar dos residentes e de todos aqueles que visitam lisboa, bem como dos comerciantes e empresas que exercem a sua atividade comercial, é um dos eixos fundamentais da missão da Lisboa Film Commission. 

Os seus quase nove séculos de história permitem a Lisboa oferecer uma ampla diversidade arquitetónica e cultural, a que acresce o clima ameno, a segurança e as características hospitaleiras dos seus habitantes. O património cultural e natural da cidade é complementado pelo trabalho desenvolvido pela CML e pela LFC, que posiciona Lisboa no mapa da indústria do cinema e do audiovisual, garantindo as melhores práticas internacionais, e promovendo-a como uma cidade FILM FRIENDLY. 

Nestes 10 anos de existência, e até hoje, o apoio dado pela Lisboa Film Commission às produções cinematográficas, audiovisuais e fotográficas, ascende a mais de três milhões e meio de euros (3.500.000€) em isenções de pagamento de taxas, espaços e equipamentos municipais, para um total de mais de 800 produções. Estas produções originaram mais de 15.000 dias de rodagem em Lisboa e apresentaram orçamentos com gastos na cidade superiores a 150 milhões de euros.

Declarações da coordenadora executiva da LFC, Teresa Loureiro:

As Film Commissions são peças estratégicas para o desenvolvimento sustentável do setor cinematográfico e audiovisual. Contribuem para o crescimento económico do país, região ou cidade onde desenvolvem a sua atividade e para a criação de empregos, pois da sua atuação resulta, também, a captação de investimento.

Indo ao encontro dessa realidade, a Lisboa Film Commission assume o compromisso de trabalhar para tornar Lisboa uma cidade cada vez mais apelativa para as Produtoras cinematográficas e audiovisuais, nacionais e estrangeiras, promovendo e valorizando o património cultural e natural da cidade, e estabelecendo pontes e incentivando a colaboração entre as Produtoras e os diferentes serviços e setores de atividade. 

Lisboa, 28 de outubro de 2022

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.