Cachaça e Gastronomia 2014: tudo o que você precisa saber sobre a “bendita”

O Mapa da Cachaça apresenta livro com resenhas de restaurantes, receitas, dicas de degustação e qualidade da cachaça e onde encontrá-la nas cidades-sede da Copa

 

 

 Você conhece os bares e restaurantes que servem as melhores cachaças em Natal? Você conhece a paçoca potiguar do Taboleiro? Já se refrescou com o frozen de limão com cachaça do Meu Barraco Boteco Bistrô? Se você está em Natal, RN, e quer aprender mais sobre o prazer de consumir – moderadamente – cachaças de qualidade, o livro Cachaça e Gastronomia 2014 foi escrito para ser o guia definitivo para os amantes da bebida.

 

Camarada, mé, marvada, guaraciaba, suor de alambique; não importa a região do Brasil, todo mundo tem um nome para ela: a cachaça. Produzida no país desde 1530-1540, a cachaça é considerada patrimônio nacional da gastronomia. Realizado pelo Mapa da Cachaça, projeto que reúne referências culturais, históricas e sensoriais sobre cachaça, e o Ministério da Cultura, o Cachaça e Gastronomia 2014 é uma experiência completa para o leitor: o conteúdo apresenta os vários tipos de cachaça, as diferenças da produção industrial e artesanal, as diversas madeiras para envelhecimento e resenhas de 100 estabelecimentos espalhados pelas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA, feitas em parceria com o Destemperados, maior rede de caçadores de experiência gastronômicas do Brasil. Para quem quiser ir mais longe nos estudos da cachaça, há dicas de como degustar o destilado, incluindo uma roda de aromas desenvolvida especialmente para a publicação.

 

“A pesquisa sensorial realizada pelo Mapa e pela cientista Aline Bortoletto, da Universidade de São Paulo, serve para quebrar alguns estigmas que ainda existem sobre a cachaça”, diz o pesquisador e diretor de conteúdo do Mapa da Cachaça, Felipe Jannuzzi.

De acordo com Jannuzzi, ela cria um diálogo entre o mercado produtor, os especialistas e os consumidores, além de ser uma ferramenta acessível para quem quiser apreciar os mais de 70 aromas encontrados em diferentes tipos de cachaça.

 

O guia Cachaça e Gastronomia 2014 também aproveita o momento de Copa do Mundo para conversar com turistas estrangeiros e brasileiros que estão conhecendo diferentes regiões do Brasil, abertos a novas experiências gastronômicas. “Estamos passando por um bom momento. Os produtores estão se fortalecendo no mercado, bares e restaurantes conceituados têm utilizado a bebida de forma criativa na cozinha e os consumidores estão interessados em conhecer a cachaça de qualidade”, diz a diretora multimídia do Mapa da Cachaça, Gabriela Barreto.

O leitor também encontrará no livro textos bilíngues de especialistas em cachaça e receitas feitas por grandes chefs e mixologistas, como Rodrigo Oliveira, Thiago Castanho, Bia Goll, Bárbara Verzola, Pablo Pavón, Junior WM e Laercio Zulu. Com intenção de tornar o projeto anual, a equipe do Mapa da Cachaça já planeja uma edição nacional para 2015 e uma edição especial em 2016, voltada para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Edital “Cultura 2014” do Ministério da Cultura

Em 2014, o Mapa da Cachaça recebeu o primeiro lugar na categoria Gastronomia, no edital Cultura 2014, do Ministério da Cultura. O Cachaça e Gastronomia 2014 faz parte do projeto do Mapa para a criação de diversas ações e conteúdos durante a Copa do Mundo para destacar a cachaça como ingrediente importante da gastronomia brasileira. 

 

O livro foi idealizado para ser uma referência sobre cachaça de qualidade e estabelecimentos que oferecem a bebida de forma criativa, seja pela carta de cachaça, a decoração das garrafas ou os pratos e coquetéis que levam a bebida como ingrediente de destaque. O download do Cachaça e Gastronomia 2014 pode ser feito no site do Mapa da Cachaça e sua versão impressa será distribuída no Meu Barraco Boteco Bistrô, rua Justino Xavier de Souza, 2215, Lagoa Nova.

 

Além da publicação, outras atividades desenvolvidas a partir do edital são a difusão de receitas, a realização de eventos e a gravação de 15 vídeos disponíveis em totens instalados nos espaços oficiais da FIFA, Fan Fest, de entrevistas com chefs, mixologistas, especialistas e pesquisadores, e dicas de onde tomar boa cachaça nas 12 cidades-sede da Copa. Os totens podem ser encontrados na Pinacoteca Potiguar (Praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta – Centro).

 

Sobre a o Mapa da Cachaça

Criado em 2010, o Mapa da Cachaça (www.mapadacachaca.com.br) é um selo de qualidade e o maior espaço de curadoria de conhecimento e conteúdo multimídia sobre a cachaça e sua história, incluindo informações culturais sobre as regiões produtoras do país, experiências, receitas, fóruns de discussão para interação dos amantes da bebida e resenhas de rótulos de todo o Brasil. Em 2013, o Mapa da Cachaça recebeu o reconhecimento de melhor projeto de mapeamento cultural do Brasil, do Ministério da Cultura.

Diferentes nomes para a cachaça em todo o Brasil: http://www.mapadacachaca.com.br/wp/wp-content/uploads/2013/08/cartaz_sinonimos_cachaca_web.jpg

Roda de aromas da cachaça para download: http://www.mapadacachaca.com.br/wp/wp-content/uploads/2014/06/mdc-grafico-_bortoletto_jannuzzi.jpg

Categories: Gastronomia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »