Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

XI Workshop Internacional de Turismo Religioso

Discurso do Reitor do Santuário de Fátima

É sempre motivo de contentamento poder acolher-vos neste lugar e dar-vos as boas-vindas ao Santuário de Fátima.

Felicito os principais promotores destes Workshops: a ACISO, a Câmara Municipal de Ourém e o Município da Guarda, a quem o Santuário se tem associado com gosto, desde o início desta iniciativa.

Como tenho referido, ano após ano, a escolha de Fátima para a realização desta iniciativa voltada para o Turismo Religioso é não só o reconhecimento de Fátima como o mais importante destino turístico religioso português, mas tem servido também para promover este destino.

O ano de 2023 ficou marcado pela recuperação do número de peregrinos e visitantes a Fátima. As nossas expectativas apontavam para uma recuperação mais lenta, depois da quebra brutal provocada pela pandemia de Covid 19, mas não foi isso que se verificou. Obviamente que precisamos de verificar até que ponto se trata de um crescimento sustentado, excluído o efeito da Jornada Mundial da Juventude e do seu impacto ao nível do turismo religioso, nomeadamente aqui, em Fátima. Porém, as expectativas para o presente ano, relativamente ao afluxo de visitantes, são moderadamente otimistas.

O atual momento político, em Portugal, com a proximidade de eleições legislativas, com as inevitáveis mudanças que trará, provoca sempre alguma incerteza. Resta-me desejar que o turismo religioso, independentemente da solução governativa, continue a receber do poder político a merecida atenção.

Não podemos igualmente ignorar o contexto internacional e as ameaças à paz, que condicionam necessariamente o turismo. A paz é desígnio maior que não podemos ignorar e o sofrimento das vítimas não nos deixa indiferentes. Praticamente a dois anos do início da guerra na Ucrânia e com quase 5 meses de guerra em Israel e Palestina, é fundamental afirmarmos o turismo como instrumento de paz e de concórdia entre povos e nações.

Faço votos de que esta edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso seja fecunda na sua reflexão, frutuosa nos contactos e enriquecedora para todos os participantes.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem