Em palestra, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil, mostrou como o país tem trabalhado e investido no setor. A Embratur atua na
feira em parceria com o Sebrae até o dia 8 de novembroA diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, apresentou no evento da WTM Londres como a Agência tem trabalhado o tema da sustentabilidade para promover o Brasil no cenário internacional (Foto: Divulgação / Embratur)
– O Brasil se apresenta como um destino turístico sustentável na feira de viagens e turismos World Travel Market (WTM) Londres, uma das mais importantes do mundo para o setor. Na primeira palestra do palco Discover Stage desta segunda-feira (6), a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, explicou como o país tem trabalhado e investido para melhorar os pontos turísticos para os visitantes e para quem mora nesses locais.
“O Brasil foi o primeiro país a se apresentar junto a painéis que incluíam França, Itália, Alemanha, Arábia Saudita, sobre como estamos trazendo o tema da sustentabilidade para a promoção internacional do Brasil. Estamos assumindo um papel de protagonismo internacional neste debate”, destacou a diretora Jaqueline Gil.
A sustentabilidade tem sido uma das estratégias centrais da Embratur para promover o Brasil no cenário internacional. “A gente pôde discutir como a sustentabilidade voltou a ser importante no Brasil e, a partir de agora, o que a gente vai fazer e onde a gente vai investir para cada vez mais conseguir materializar esse tema, que é tão natural para o país, e trazê-lo para o âmbito do turismo”, explicou a diretora.
O Brasil na Europa
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que o tema é importante para os turistas europeus. “A sustentabilidade é um dos requisitos na hora dos turistas europeus escolherem seus destinos e isso nos coloca, cada vez mais, em uma posição de protagonismo, somos o país que tem maior potencial de gerar sustentabilidade através do turismo”, explicou.
Até setembro, 825,5 mil turistas europeus passaram pelo Brasil. Além disso, cinco dos dez países que mais enviam turismo para o Brasil são europeus. No ranking, estão França, Alemanha, Itália, Portugal e Reino Unido. Respectivamente o sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo lugar em número de visitantes no país.
WTM
A expectativa é que a presença do Brasil na feira traga novas oportunidades de negócios para o trade de turismo e influencie o mercado mundial durante o próximo ano, já que o evento é considerado um dos mais influentes para o cenário de viagem e turismo internacional. Outro importante foco é a reconstrução do relacionamento com o trade britânico.
A Embratur está levando 51 expositores e vai apresentar o Brasil como um destino preocupado com a sustentabilidade, a inclusão, a democracia e a responsabilidade social. Em 2022, a WTM Londres reuniu cerca de 35 mil profissionais de 184 países. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que o Brasil é um destino de diversidade e acolhedora aos visitantes internacionais.
Entre os destinos que serão apresentados estão os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte e São Paulo. Já no que diz respeito às cidades, quem visitar os stands vai receber informações sobre Manaus (AM), Salvador (BA), Cataratas do Iguaçu (PR), Bonito (MS), São Sebastião (SP) e Rio de Janeiro (RJ).