François-Xavier Pierrel, Global Chief Data Officer da companhia, faz um balanço sobre performance e criatividade em sua primeira palestra no Rio de Janeiro
François-Xavier Pierrel, Global Chief Data Officer (CDO) da JCDecaux, durante painel no Web Summit Rio 2023.
Crédito: Daniela Farina/FleishmanHillard
– Mais de 15 mil pessoas se reuniram nesta terça-feira (2) durante a primeira edição carioca do Web Summit, no Riocentro (RJ), para trocar experiências na maior conferência de tecnologia já realizada no Brasil. E a JCDecaux, líder mundial em mídia Out-of-Home (OOH), aproveitou este momento para trazer, também pela primeira vez ao país, seu Global Chief Data Officer (CDO), François-Xavier Pierrel, para palestrar sobre como o uso de Dados e da Inteligência Artificial (IA) impactam no desempenho e na criatividade do mercado de publicidade Digital Out-of-Home (DOOH) no painel “AI and data impact on performance and creativity”. Vindo da Renault, depois de ter ocupado cargos na Meta e na Microsoft, Pierrel ingressou na JCDecaux em 2018 com a missão de criar um departamento de Dados dentro dessa empresa francesa que foi pioneira em oferecer soluções de anúncios através de mobiliários urbanos que hoje integram as ruas, aeroportos, supermercados e estações de metrô de mais de 3.500 cidades em 80 países.
Para o CDO global da JCDecaux nem os Dados e nem a Inteligência Artificial em si são uma estratégia. “Ambos vieram para ajudar as empresas a acelerarem suas atividades e jornadas de transformação digital. O comportamento das pessoas é o que deve estar no centro da estratégia quando nosso futuro está em jogo”, destaca o executivo, que é o principal responsável pela estratégia digital e mídia programática da companhia. Pierrel usou exemplos da Teoria do Cisne Negro — concebida por Nassim Nicholas Taleb para explicar eventos imprevisíveis e que geram grandes desafios para gestores — para justificar a necessidade de as empresas dominarem o uso dos Dados antes de começarem a testar os novos recursos de IA: “Se você não tem medição de audiência, fica difícil convencer o anunciante dos méritos do que está comprando”.
François-Xavier Pierrel afirma que “tudo é uma questão de prioridades, pessoas e tempo” e que o cenário ideal para um negócio de alcance massivo é sempre tentar buscar pela adaptabilidade às mudanças do mercado. Para alcançar outros patamares e conseguir dar um “pulo do gato” (leapfrog), o primeiro passo ao se planejar uma campanha de mídia DOOH hoje consiste em estruturar tanto uma visão quanto uma abordagem estratégica das mensagens-chave dos anúncios pensando primeiro na rotina das pessoas, depois focar na governança dos Dados e soluções de IA.
Ao longo do painel, Pierrel disse que o segmento OOH tem tudo a ver com tecnologia, em termos de plataforma, recursos, mídia programática e capacidade Data Driven. Segundo ele, o objetivo da JCDecaux para este ano é descentralizar e democratizar o sucesso desses novos recursos tecnológicos para conquistar mais usuários, além das funções tradicionais de marketing. “Com essa descentralização, os campos de aplicação da Inteligência Artificial tornam-se ilimitados e queremos ir além na JCDecaux para unir o mundo quando a criatividade encontra a produtividade”, explica.
No palco principal do evento, o Chief Data Officer da JCDecaux se juntou a um time experts da indústria de marketing na masterclass “Marketing In 2024”. Ao lado de Gail Heimann, CEO da Weber Shandwick; Neil Patel, fundador da NP Digital; e Guilherme Ravache, colunista do Valor Econômico, François-Xavier Pierrel discutiu as tendências para o futuro das mídias e DOOH. O Web Summit Rio 2023 é realizado até dia 4 de maio já com ingressos esgotados. Uma pré-venda para a próxima edição já foi aberta no site deste evento que é tradicionalmente realizado em Lisboa, em Portugal.Da esquerda para direita: François-Xavier Pierrel, CDO da JCDecaux; Gail Heimann, CEO da Weber Shandwick; Neil Patel, Fundador da NP Digital; e Guilherme Ravache, Colunista do Valor Econômico, no palco principal do Web Summit Rio 2023, no Riocentro (Rio de Janeiro/RJ). Crédito: Eóin Noonan/Web Summit Rio via SportsfileFrançois-Xavier Pierrel, Global Chief Data Officer (CDO) da JCDecaux.
Crédito: Eóin Noonan/Web Summit Rio via Sportsfile
Sobre a JCDecaux
Líder mundial em Out-of-Home, a JCDecaux é uma empresa de origem francesa que oferece soluções em publicidade através de mobiliários urbanos que integram cidades, aeroportos, transportes, shoppings centers e grandes formatos. Presente em mais de 3.500 cidades ao longo de 80 países, o impacto da empresa ultrapassa a marca de 850 milhões de pessoas todos os dias. No Brasil há mais de 20 anos, a JCDecaux se consolidou como líder do mercado de OOH com atuação em 9 estados além do Distrito Federal, através do investimento na digitalização de seus ativos e na inteligência de dados para desenvolver projetos em mídia exterior cada vez mais assertivos e mensuráveis.