VOLKSWAGEN KITE TOUR CRESCE E CIRCUITO BRASILEIRO VOLTA A TER CINCO ETAPAS.COMPETIÇÃO COMEÇA EM AGOSTO E CONTARÁ COM PROVAS NO RIO GRANDE DO NORTE, NA PRAIA DE BARRA DO CUNHAÚ

Competição começa em agosto e contará com provas no Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro

O kitesurfe nacional está ainda mais forte neste ano. Depois da volta de um circuito nacional em 2010, a nova temporada do Volkswagen Kite Tour 2011 terá cinco etapas contra três do ano passado. As pipas coloridas começarão a voar com a força dos ventos nordestinos, nas etapas de Fortaleza, que abre o Circuito, e Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte. Depois, será a vez de Ilhabela, celeiro de talentos dos esportes à vela, receber pela primeira vez uma disputa da competição. A decisão, como já é tradição, acontece na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A grande novidade deste ano é a estreia de Santa Catarina no Tour, com uma etapa da categoria waves. O Volkswagen Kite Tour oferecerá R$ 110.000,00 em prêmios.
“Estamos muito felizes com a continuidade da presença da Volkswagen no kitesurf brasileiro, através do Campeonato Brasileiro da ABK. O ano passado foi de grandes conquistas para o nosso esporte, o que se reflete num circuito com mais etapas ainda na atual temporada. Tenho certeza de que esta parceria vai durar por muito tempo”, diz Duda Magalhães, diretor geral da Dream Factory Sports, organizadora do evento.
Nos últimos anos, o kitesurfe brasileiro tem conquistado cada vez mais praticantes e também se destacado internacionalmente. No Freestyle, Bruna Kajyia é considerada uma das principais atletas da modalidade. Entre seus títulos estão: três vice-campeonatos (2007/08/10) mundiais, um título mundial (2009) e quatro títulos brasileiros (2006/07/08/10).
No masculino, Reno Romeu, que estreou no circuito brasileiro com 13 anos, figura entre os “top 10” do tour mundial. Atualmente, o carioca é o sexto do mundo.
No cenário nacional, novos talentos vêm surgindo. Muitos deles no Nordeste, onde o vento sopra a favor o ano inteiro. Destaque para jovens como o cearense Carlos Madson, atual campeão brasileiro, Eudásio Silva (CE), campeão brasileiro em 2009, Set Teixeira (CE), de apenas 14 anos, e Romário Souza (CE), que prometem fazer frente aos “veteranos”, como Reno, Tomás Teixeira (CE) e Evandro Silva (CE) garantindo boas disputas no renovado Volkswagen Kite Tour 2011.
Na waves, os “méritos” vão para o paulista Guilly Brandão, já considerado uma “lenda” viva do esporte. Após ter sido tetracampeão nacional na Freestyle, acumula três títulos mundiais na categoria, na qual é também o número um do Brasil há cinco temporadas.
Na regata, destaque para Nayara Licarião, que briga pelo tetracampeonato nacional. Em excelente fase, a paraibana conquistou no mês de junho o terceiro lugar na etapa alemã do Mundial da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association). Entre os homens, a disputa pelo titulo da modalidade é sem dúvidas uma das mais acirradas do Tour.
A briga é tão grande que, a cada ano, a coroa do circuito muda de dono. Em 2010, quem levou a melhor foi o paraibano Wilson Bodete (PB). Já em 2009, foi seu conterrâneo Pedro Carvalho quem faturou o primeiro lugar. Em 2008, vitória de Victor Adamo, o Pimpolho (SP). George Feitosa (PB) é o único que acumula dois títulos da modalidade (2006/07). E em 2011, quem será o grande campeão?!
Uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da ABK e da CBVM, o Volkswagen Kite Tour 2010 tem o patrocínio da Volkswagen.

Calendário
Fortaleza (CE) – de 11 a 14 de agosto (todas as modalidades)
Barra do Cunhaú (RN) – de 15 a 18 de Setembro (todas as modalidades)
Florianópolis (SC) – de 7 a 9 de Outubro (wave)
Ilhabela (SP) de 27 a 31 de Outubro (freestyle e regata)
Rio de Janeiro (RJ) – de 15 a 19 de dezembro (todas as modalidades)

Ranking 2010

Ranking Brasileiro

Regata Masculino
1-Wilson Bodete- PB
2-George Feitosa -PB
3-Victor Adamo- SP
4-Matheus Napy – PB
5-Kaká Dutra – PB

Feminino
1- Nayara Licarião – PB
2- Carol Freitas -RJ
3- Tangriany Negreiros – RN

Wave
Masculino
Guilly Brandão – SP
Robertinho Vieira – BA
Felipe Ferreira – RJ
Ian Glaza – SC
Fábio Nunes – SC

Feminino
Carol Freitas – RJ
Milla Ferreira – RJ
Fernanda Garcia – SP

Freestyle
Masculino
Carlos Madson – CE
Eudázio da Silva – CE
Tomás Teixeira – CE
Evandro Silva – CE
Alexandre Neto – CE

Feminino
Bruna Kajyia – SP
Carol Freitas – RJ
Samy Marins – SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.