VisitBritain promove 3a edição do Workshop Grã-Bretanha


Evento de negócios será realizado nos dias 1 e 2 de outubro em São Paulo e no dia 3 no Rio de Janeiro, com a participação de cerca de 30 parceiros de turismo da Inglaterra, Escócia e do País de Gales
O VisitBritain, órgão oficial de turismo do governo britânico, vai organizar em outubro a terceira edição do Workshop Grã-Bretanha, evento que tem o objetivo de aproximar parceiros britânicos de operadores e agentes de viagem brasileiros. A edição de 2013 será realizada em duas etapas: a primeira, em São Paulo, acontecerá nos dias 1 e 2 de outubro no Hotel Tivoli Mofarrej (Al. Santos, 1437, Cerqueira César) e receberá o trade da Capital e do interior paulista. A segunda etapa será no Rio de Janeiro, no dia 3 de outubro, no Sheraton Rio Hotel & Resort (Av. Niemeyer, 121, Leblon), e reunirá convidados do mercado fluminense e de outros Estados do país.
Durante três dias, operadores e agentes de viagem brasileiros terão a oportunidade de fazer negócios com cerca de 30 fornecedores britânicos de diversos segmentos. Já confirmaram presença representantes de empresas do ramo da hotelaria (InterContinental London Park Lane e The Goring), centros de compras (shopping Westfield UK e a rede de outlets McArthurGlen, além da Global Blue Tax Free, especializada no reembolso de impostos), atrações turísticas (Warner Bros Studio Tour – The Making of Harry Potter e Historic Royal Palaces), bem como empresas de turismo receptivo e serviços. Os órgãos de turismo da cidade de Londres (London & Partners) e da Inglaterra (VisitEngland) também participarão do evento.
O Workshop Grã-Bretanha estará aberto a operadores convidados pelo VisitBritain. Para garantir maior produtividade nas reuniões, haverá agendamento prévio dos encontros entre fornecedores britânicos e participantes brasileiros, com rodadas de negócios de 15 minutos de duração. Em São Paulo, a manhã do dia 2 de outubro oferecerá aos agentes e profissionais de turismo a possibilidade de serem atendidos sem a necessidade de agendamento prévio. Nesse dia, as reuniões serão livres, das 9 às 13 horas.
Samuel Lloyd, gerente do VisitBritain para a América Latina, explica que o workshop é a oportunidade que o trade tem para fazer negócios diretamente com os fornecedores de produtos e serviços, enquanto que para os membros da delegação britânica, representa a chance de entender melhor o que agrada ao consumidor brasileiro. O interesse dos britânicos é justificado: “O Brasil lidera as taxas de crescimento de viagens ao Reino Unido nos últimos cinco anos entre os países BRIC (Rússia, China e Índia), quando acumulou um aumento de 169% no número de visitantes”, diz Samuel.
Em 2012, a Grã-Bretanha recebeu 260.000 turistas brasileiros, mas a meta para 2020 é atrair 450.000 por ano. Para alcançar esse resultado ambicioso, o VisitBritain está investindo em ações variadas, voltadas para o trade e também para o consumidor final. Um dos exemplos é a parceria com o Rock in Rio, por meio do apoio institucional à Rock Street, que na edição 2013 do festival terá a Grã-Bretanha e Irlanda como inspiração. “Para o trade, a novidade é que durante o workshop serão lançados mais quatro módulos do programa BritAgent, treinamento on-line para aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais de turismo sobre a Inglaterra, Escócia e País de Gales”, conta Samuel. Os novos módulos cobrem os temas Cultura, Patrimônio, Compras e Paisagens. Os demais módulos já no ar são “Informações sobre a Grã-Bretanha”, “Grã-Bretanha como destino de férias” e “Experimentando a Grã-Bretanha”. Mais detalhes sobre o programa também estarão disponíveis durante o Workshop Grã-Bretanha.