Visa aponta mudança no perfil de consumo dos brasileiros em compras internacionais

 

Pesquisa realizada pela Visa Perfomance Solutions no Brasil mostra aumento das viagens para a América Latina e Europa

 Mesmo com a instabilidade da economia e a desvalorização do real, o brasileiro continuou a realizar viagens ao exterior, efetuando compras em outros países, mas mudou seu perfil de consumo. Isso é o que a Visa Perfomance Solutions, consultoria da Visa, provou ao analisar os dados transacionais da rede de pagamentos da empresa – a VisaNet – entre os anos de 2013 e 2015.

A Visa Perfomance Solutions percebeu uma alteração nas prioridades dos viajantes quando visitaram outros países. Vestuário, por exemplo, deixou de ser o item que o brasileiro mais consumia em viagem e caiu para a terceira posição, sendo ultrapassado, em 2015, por investimento em acomodações/hospedagem (14%) e por dinheiro em espécie/conversão (9%). Outros ramos tidos como essenciais, tais como aluguel de carros e de entretenimento, continuam na lista e não sofreram muitas mudanças nesses últimos três anos.

Além disso, a pesquisa constatou que o fluxo de turistas brasileiros cresceu para regiões como Europa e América Latina. Estados Unidos e Canadá tiveram a maior queda de volume de transações internacionais, mas continuam como os mais relevantes para o turista nacional, representando 46% das compras com Visa. Desse total, 20% das operações foram concentradas em 4 cidades americanas: Orlando, Miami, Nova Iorque e Las Vegas.

Outra constatação interessante do estudo está relacionada aos pagamentos com cartão não presente, que são as transações realizadas quando o consumidor  não está na loja ou no local físico da compra, como no e-commerce, por exemplo.  Segundo dados da Visa Perfomance Solutions esse tipo de operação em estabelecimentos comerciais estrangeiros aumentou nos últimos 3 anos. No quarto trimestre de 2015, mais de 40% do volume de gastos internacionais foram realizados em sites ou aplicativos estrangeiros. Em 2013, essa categoria de compra não passava de 30%.

“Esse crescimento está muito relacionado a popularização de sites de compras online chineses e de novos comércios digitais de streaming e de músicas. Notamos que mesmo em período de crise, os brasileiros não deixaram de utilizar esses serviços e adotaram as novidades que chegaram ao país”, avalia Rodrigo Santoro, diretor da Visa Perfomance Solutions.

Segundo Santoro, com o dólar se aproximando de R$ 3, a probabilidade é que o brasileiro volte a viajar e a realizar compras no exterior com mais frequência. “Notamos que o ponto de inflexão é quando o câmbio do dólar está em R$ 3 reais. A partir desse valor, os gastos internacionais dos brasileiros diminuem drasticamente”, conta o executivo.

Sobre a Visa Performance Solutions – A Visa Perfomance Solutions conta com uma equipe de especialistas globais com décadas de experiência em consultoria no âmbito da estratégia, operacional, do risco e econômico da indústria de pagamentos. Por meio de técnicas de analytics baseadas na rede de pagamentos com mais transações de compras do mundo, nossa equipe de especialistas viabiliza o acesso a estratégias comprovadas e insights fundamentados em dados que servirão de apoio para atingir seus objetivos do negócio.

Sobre a Visa – A Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Operamos uma das mais avançadas redes de processamento – a VisaNet – que é capaz de processar mais de 65 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco e não emite cartões, não concede crédito ou fixa taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes oferecer aos consumidores mais opções: pagar agora com o débito, adiantado com o pré-pago ou tempos depois com os produtos de crédito. Para mais informações, visite www.visa.com.br, nossa página no Linkedin ou siga-nos no twitter @VisaNewsBr.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.