Vinho do Porto: tradição, história e harmonizações
Sommelière da Wine compartilha um pouco da história do vinho, suas variedades e possibilidades de consumo
O Dia Internacional do Vinho do Porto, comemorado em 27 de janeiro, convida os apreciadores da bebida a saborear uma taça dessa icônica bebida fortificada, conhecida por sua história e sabor marcantes. Produzido exclusivamente na Região Demarcada do Douro, nas caves de Vila Nova de Gaia, em Portugal, a bebida adquiriu este nome por ter sido exportada para o mundo a partir da cidade de Porto desde o século XVII.
Na ocasião, os comerciantes adicionavam aguardente vínica ao vinho para preservá-lo durante longas viagens marítimas. O processo interrompia a fermentação da bebida, preservando uma grande quantidade de açúcar residual, tornando-a naturalmente doce e com maior teor alcoólico.
“Esta categoria de vinhos representa atualmente 31% das exportações de vinhos portugueses e carrega consigo uma grande tradição do país a ser partilhada mundo afora”, afirma Marina Bufarah, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
Versão clássica
A especialista também ressalta que, com sua riqueza e complexidade, o vinho do Porto harmoniza não apenas sobremesas, mas é também uma opção de vinho versátil para ser oferecida desde a entrada até o prato principal, incluindo opções como fatias de foies gras ou um cordeiro ao molho de Porto Burmester Ruby. Em combinações mais clássicas, o vinho vai bem com queijos de média cura com frutas, mousse de morango à base de iogurte, folhado de camembert com framboesas e brownie de chocolate.
Vinho branco
Já o Porto Burmester Extra Dry White é uma versão mais frutada da bebida, que traz notas de melão, pêssego e baunilha. Harmoniza com sobremesas à base de frutas secas ou cristalizadas, bolo de nozes e queijos como brie e camembert. A criatividade pode se estender aos coquetéis como o Porto Tonic, que no Brasil foi apelidado de Portônica, e consiste em adicionar ao água tônica, rodelas de limão e algumas folhas de hortelã para completar a refrescância e fazer bonito no por do sol.
Versão especial
Normalmente reservado para o final da refeição, vale conhecer uma versão mais que especial e surpreendente como o Porto Burmester 10 years Old Tawny. Com em média dez anos de amadurecimento em cascos de carvalho, este vinho traz notas de frutas secas, avelã, amêndoas, mel e baunilha. Vai bem com uma ampla variedade de sobremesas, com destaque para brownie de caramelo, tiramisú, sobremesas com chocolate meio amargo, nozes ou amêndoas.