“Não deixem ninguém dizer que você passou do seu auge”,essa frase do discurso de Michelle Yeoh, que acaba de ganhar seu primeiro Oscar como melhor atriz aos 60 anos, e o recente caso da universitária de Bauru hostilizada por colegas de classe por ter mais de 40 anos, entre diversos outros exemplos revelam que o etarismo – discriminação ou preconceito contra indivíduos com base em sua idade — está enraizado na sociedade. Ele atrapalha o desenvolvimento pessoal e causa danos à saúde mental e física de pessoas em plena capacidade de produzir, criar, estudar e trabalhar.
Segundo aponta Juliana Ramalho, CEO da Talento Sênior – que aproxima e promove relações de trabalho entre profissionais 45+ e empresas de qualquer porte – com o aumento da perspectiva de vida da população, as empresas vão precisar aderir à contratação de profissionais seniores.
Para dar continuidade às suas carreiras, Juliana Ramalho aponta novos paradigmas de contratação, como o modelo Talent As a Service, ou TaaS, que utiliza na Talento Sênior porque traz o conceito de trabalho por projeto. Esse formato tem gerado rotinas mais saudáveis, melhores ganhos financeiros para esses profissionais. Para as empresas contratantes, ele ainda possibilita o compartilhamento de talentos.
A Talento Sênior nasceu do incômodo de Juliana Ramalho, enquanto trabalhava em um banco, ao ver grandes e experientes profissionais terminarem a suas carreiras por imposição do empregador, apenas porque atingiam os 60 anos. A especialista afirma que essa prática ainda existe.
“Nosso país não pode se dar ao luxo de dispensar conhecimento na gestão de empresas. É preciso saber se beneficiar de algo tão caro e adquirido com tanto investimento: o conhecimento. Foi aí que nasceu em meus planos a Talento Sênior, com o objetivo ajudar esses profissionais a negociarem seus talentos e aumentarem suas oportunidades de trabalho”, ressalta Juliana Ramalho.
Sobre Juliana Ramalho
Juliana Ramalho é CEO da Talento Sênior que atua na inclusão de profissionais 45+ no mercado de trabalho, COO (Chief Operating Officer) e sócia-fundadora do Grupo Talento Incluir, um ecossistema de soluções focadas na Diversidade e Inclusão, pioneiro no Brasil, entre elas a Talento Sênior.Além das operações da consultoria, é responsável por inovação, tecnologia e expansão internacional. Coordena ainda a UinHub, o primeiro marketplace voltado às pessoas com deficiência.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, passou por diversas áreas no banco Santander, incluindo a superintendência de área de estratégia. É formada em engenharia pela Escola Politécnica – USP, pós-graduada e MBA pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade — USP e MBA internacional na Columbia Business School, em NYC.
Sobre o Grupo Talento Incluir
O Grupo Talento Incluir é um ecossistema da diversidade e inclusão pioneiro no Brasil. Seu objetivo é promover a equidade nas relações empresariais e sociais por meio de diferentes unidades de negócios: a Talento Incluir Consultoria, com soluções focadas nos pilares de D&I Conscientização, Contratação, Carreira e Acessibilidade e Consultoria Estratégica de Marketing e Comunicação para pessoas com deficiência; a UinHub, o primeiro e mais acessível marketplace do mundo para pessoas com deficiência e a Talento Sênior, que colabora com a inclusão de profissionais 45+ no mercado de trabalho.
Fundada em 2008, a Talento Incluir Consultoria – a primeira empresa do grupo -, já inseriu no mercado de trabalho mais de 8 mil pessoas com deficiência, buscando sempre o desenvolvimento de carreira destes profissionais para que a inclusão aconteça de maneira profunda e verdadeira, gerando impactos positivos na vida destas pessoas e na sociedade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 400 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels, Avanade, WhirlPool (Consul e Brastemp) entre outras.