Turismo: Senado aprova MP que determina o índice de 6% no IRRF para remessas de serviços turísticos no exterior

 

 

Alíquota tem validade até 2019

 

Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens), e CLIA Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) celebram a aprovação no Senado Federal, na última terça-feira (28/6), da Medida Provisória nº 713/2016 que determina a redução para 6% da alíquota do Imposto de Renda retido na fonte (IRRF) para remessas de serviços turísticos no exterior.

 

A MP, que segue agora para sanção da Presidência da República, está válida até 2019 e serve para envio de dinheiro para pagamento de gastos pessoais de viagens de turismo e negócios, para treinamentos ou missões oficiais e para operadoras de turismo e agências de viagens.

 

Magda Nassar, presidente da Braztoa, Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar Brasil e Edmar Bull, presidente da Abav Nacional, trabalharam ativamente para negociar com o governo e conseguir a redução da alíquota.

 

Segundo a World Travel & Tourism Council (WTTC, a cadeia de Turismo no Brasil movimentou cerca de 492,4 bilhões de reais, em 2014, o que representou 9,6% do PIB nacional, empregando mais de 3 milhões de pessoas.  A expectativa é que, em 2023, o setor seja responsável por 10,6 milhões de empregos diretos e indiretos, o que representará 9,5% do total de empregos. 

 

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.