Um relatório recente sobre o Turismo Religioso no Brasil, produzido pelo Sebrae Santa Catarina, revela que o país possui mais de 300 destinos de turismo religioso que, juntos, geram mais de 20 milhões de reais em receita com viagens por ano. Grande parte dessas atrações são ligadas ao Cristianismo, mas existem opções para todas as religiões como para budistas, espíritas, candomblé, etc. Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2017, o segmento movimentou cerca de R$ 15 bilhões no país.
A fé é a grande motivadora do turismo religioso. Os praticantes conhecidos como peregrinos, geralmente seguem calendários e rotas de cada religião. Além da busca por igrejas, templos, roteiros e monumentos históricos, o turismo religioso movimenta a economia local, como hotéis, pousadas, restaurantes e lojas de suvenires, entre outros estabelecimentos, principalmente em datas como Páscoa e Natal.
O Turismo Religioso não movimenta somente o turismo nacional, nos últimos anos o Brasil tem registrado a presença de peregrinos estrangeiros motivados pelo turismo religioso: em 2017 foram 30 mil visitantes estrangeiros focados na religiosidade e atrativos do Brasil.
O Espaço Cultural e Religioso FESTURIS será palco de negócios e informações sobre o segmento. Marcas e destinos interessados em participar do Espaço Cultural e Religioso do FESTURIS, potencializando a marca e promovendo a geração de negócios podem entrar em contato com o Núcleo FESTURIS, pelo telefone: (54) 3295-8509 com Paola Schommer Benevenuto.SERVIÇO FESTURIS GRAMADO – Feira Internacional de Turismo
Espaço Cultural e Religioso
Serra Park/ Gramado/RS
De 08 à 11 de novembro de 2018