Turismo pode crescer até 20% no verão, diz Abav

O Brasil pode registrar crescimento expressivo no setor de turismo nesta temporada de verão, comparado ao mesmo período do ano passado. A estimativa é do conselheiro e ex-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Carlos Alberto Amorim Ferreira.

“A expectativa é boa. O crescimento esperado é de 15% a 20% em relação ao verão do ano passado”, avaliou Ferreira, que chama a atenção para o descompasso entre o aumento de turistas no país e a infraestrutura necessária para recebê-los.

“Os portos melhoraram, mas o movimento cresceu tanto que ainda não estão preparados. Nos aeroportos, menos ainda. O turismo está crescendo, mas a infraestrutura não está acompanhando. Todas as obras que foram feitas até o momento ainda representam muito pouco em relação às necessidades”, criticou.

Para o empresário, é preciso oferecer atendimento de qualidade ao visitante desde o momento em que ele chega, evitando filas que às vezes duram horas nos aeroportos, até o instante em que viaja de volta ao seu país. Tudo para deixar uma ótima impressão, fazendo com que o turista não só deseje retornar, mas também que faça divulgação positiva do Brasil.

“O principal da propaganda é o boca a boca. Todo mundo que vem e gosta, além de pretender voltar, recomenda para os amigos. Dependendo da sorte ou do azar na chegada ou na saída, pode atrapalhar o crescimento”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.