Turismo dos Açores cresce em todas as frentes

Turismo dos Açores apresenta crescimento no número de hóspedes, dormidas e proveitos globais, num semestre em que as ligações aéreas triplicaram 

  • Dados do Instituto Nacional da Estatística referentes à região dão conta de um crescimento significativo no número de hóspedes, nas dormidas e nos proveitos globais em comparação com o primeiro semestre de 2021.
  • Em 2022, o número de ligações aéreas para a Região Autónoma dos Açores triplicou, com a adição de seis novas rotas.
  • Os últimos dados do Instituto Nacional da Estatística (INE) sobre o turismo nacional no primeiro semestre de 2022 traduzem um cenário muito positivo para o panorama turístico da Região Autónoma dos Açores.  
  • De acordo com o INE, os dados relativos ao primeiro semestre de 2022 apontam para um crescimento de 510,1% no número de hóspedes do estrangeiro na Região Autónoma dos Açores, em comparação com o período homólogo de 2021.
  • Quanto aos principais mercados emissores de turistas estrangeiros, a Alemanha encontra-se em primeiro lugar, seguindo-se os Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido e Itália.
  • Também nas dormidas de visitantes estrangeiros se verificou um aumento significativo face ao semestre homólogo de 2021: 549%. 
  • O crescimento no turismo da Região Autónoma dos Açores face a 2021 verificou-se também nos proveitos globais que, segundo o INE, apresentam um aumento de 201,8%. 
  • O triplo das ligações aéreas
  • 2022 viu o número de ligações aéreas para a Região Autónoma dos Açores triplicar em comparação com o ano de 2021. 
  • Às rotas Frankfurt–Ponta Delgada (Lufthansa), Genebra–Ponta Delgada (SWISS) e Madrid–Ponta Delgada (IBERIA), que se mantiveram em operação no presente ano, acrescentaram-se as ligações Londres–Ponta Delgada (British Airways), Londres–Terceira (British Airways), Paris–Ponta Delgada (Transavia), Amsterdão–Ponta Delgada (Transavia), Zurique–Ponta Delgada (Edelweiss) e Nova Iorque–Ponta Delgada (United Airlines).  
  • “Os dados do primeiro semestre de 2022 relativos ao número de hóspedes, ao número de dormidas e aos proveitos globais, além das novas rotas aéreas, são prova de que o trabalho que estamos a desenvolver coletivamente está a ser muito frutuoso. A Associação de Turismo dos Açores tem desempenhado um papel central na dinamização da oferta turística do arquipélago, através de uma estratégia assertiva pensada tanto para chegar ao consumidor final, como para atrair operadores turísticos, companhias aéreas e outros stakeholders do setor”, afirma Carlos Morais, presidente da Associação de Turismo dos Açores.
  • “Queremos mostrar ao mundo o que os portugueses já sabem – que nas nossas nove ilhas há uma verdadeira joia do Atlântico por descobrir. Temos uma oferta turística única e diferenciada, desde experiências de aventura e natureza ao turismo cultural e gastronómico, com o acréscimo de uma geografia incomparável. A Associação de Turismo dos Açores continua, por isso, empenhada em congregar os diversos agentes da região para promover uma oferta turística cada vez mais qualificada, diversificada, mas sempre com o aspeto ‘feito à medida’ e com a autenticidade das nossas tradições e dos nossos habitantes”, acrescenta Carlos Morais.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.