Turismo de Reuniões: Uruguai 6º no ranking da América Latina

Com um total de 56 reuniões, o Uruguai ocupa o 6º lugar no ranking dos países latino-americanos de 2019, de acordo com o recente relatório apresentado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), consolidando sua posição de 2018

No ranking das cidades latino-americanas, Montevidéu sobe uma posição, e passa para a 7ª colocação com um total de 39 reuniões e 10 lugares, em 24ª posição, Punta del Este com 10 reuniões.

O Uruguai oferece um ambiente ideal para a realização de congressos, conferências e viagens de incentivo não só na capital, mas também em outras cidades de grande atração turística, como Colônia e Punta del Este. As cidades uruguaias têm a vantagem de ter tudo ao seu alcance, infraestrutura, segurança sanitária e oferecem aos visitantes múltiplas alternativas de entretenimento, mesmo para aqueles que chegam com horários de trabalho apertados.

O país aposta na promoção de seus centros e locais de convenções, além de promover viagens de incentivo para fortalecer sua posição como destino de eventos internacionais“, disse o Subsecretário de Turismo do Uruguai, Remo Monzeglio. Neste sentido, anunciou que será feita uma licitação para a futura instalação de dois hotéis-casinos no Uruguai, um em Atlântida (Canelones) e outro em Rocha que valorizará as viagens de negócios, viagens corporativas e o setor de Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições (MICE).

BENEFÍCIOS

Para atrair eventos, o Uruguai possui o programa SOS Eventos, oferece contribuições entre U$S 2.000 e U$S 4.000 para a organização de eventos internacionais, aspectos que explicam o posicionamento do país. Outro motivo pelo qual o Uruguai ganhou um lugar no mapa mundial do setor é porque isenta do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) os encontros, congressos e eventos internacionais realizados nas instalações cadastradas no Ministério.

SOBRE ICCA

A ICCA é a principal associação mundial de Turismo de Conferências e Encontros e está especificamente voltada para o segmento associativo internacional. A associação tem mais de 1.100 membros de 92 países de todo o mundo. A ICCA possui mais de 25.000 congressos e encontros de associações registrados a nível internacional, desenvolvidos por mais de 12.000 associações internacionais.

Os congressos ou eventos associativos contados nas estatísticas do ICCA, têm de cumprir vários requisitos: devem ser organizados por uma associação, de forma regular no tempo, com um comparecimento mínimo de 50 pessoas estrangeiras, assim como deve rotar pelo menos entre 3 destinos diferentes, com um padrão mais ou menos definido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.