Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Turismo de Portugal reforça aposta no desenvolvimento do Turismo Responsável

 

imagem

 

Apresentação da Campanha Aldeias e Vilas portuguesas a par de novos apoios financeiros às empresas

 

 

O Turismo de Portugal apresentou hoje duas importantes iniciativas de objetivos complementares entre si, visando a promoção do desenvolvimento da atividade turística de forma responsável e sustentável. 

 

No âmbito do plano de apoio e recuperação económica das zonas do país mais afetadas pelos incêndios deste verão, foram apresentadas a nova campanha de promoção turística “Grandes Em…” e as novas Linhas de Financiamento especialmente dirigidas às empresas e aos territórios afetados pelos incêndios.

 

Com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, foi apresentada, em Manteigas, a nova campanha de promoção turística do Turismo de Portugal “Grandes Em…” destinada à promoção das Aldeias e Vilas de Portugal. Esta campanha visa promover um turismo responsável, através da valorização do interior, enaltecendo a grandeza dos atributos das nossas aldeias e vilas e mostrando a especificidade dos diferentes territórios, em particular os mais afetados pelos incêndios, nomeadamente a Serra da Estrela.

Embora pequenas em tamanho, as nossas aldeias e vilas têm em abundância alguns dos atributos que são mais valorizados, como o tempo, o espaço ou os sabores autênticos.  Sob o mote “Pequeno é o novo Grande”, o conceito “Grandes em…” será veiculado no mercado nacional e também nos mercados internacionais, começando por Espanha. A versatilidade da campanha permite a sua apropriação por todas as entidades ou pessoas que desejem criar e partilhar novos temas sob o mesmo mote. Uma campanha digital que será assim colaborativa, participativa e inclusiva, convocando todos a colocar as nossas aldeias e vilas no mapa dos destinos turísticos.

Ainda na mesma sessão, foram apresentadas as novas Linhas de Apoio desenvolvidas pelo Turismo de Portugal e especialmente dirigidas às empresas e aos territórios afetados pelos incêndios, numa dotação global de 10M€.

– Linha de Apoio à Tesouraria das Empresas Turísticas Afetadas pelos Incêndios, que se destina a fazer face às necessidades de tesouraria das empresas turísticas com atividade nos concelhos afetados;

– Aviso específico no âmbito do Programa Transformar Turismo, intitulado Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de produtos turísticos endógenos bem como de ações de prevenção e mitigação do potencial de risco em espaços de vocação turística, de modo a tornar o território mais resiliente e regenerar e revitalizar os ecossistemas e as comunidades de que depende a atividade turística.

 

As empresas e entidades públicas interessadas poderão candidatar-se, ainda no decorrer do mês de outubro, através da plataforma SGPI, disponível em business.turismodeportugal.pt.

 

Em Manteigas, a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, “renovou o seu compromisso para com os destinos e as regiões mais afetadas pelo flagelo dos incêndios e congratulou-se por num curto espaço de tempo, o Governo, através do Turismo de Portugal, ter cumprido com a promessa de lançar uma campanha promocional para atrair os turistas nacionais e espanhóis a visitar estes destinos, e a lançar linhas de financiamento no montante de 10M€ para apoiar as empresas e as entidades que atuam nestes territórios.”

 

A propósito destas iniciativas, o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo destacou que “o turismo é uma alavanca para o desenvolvimento regional, contribuindo para a dinamização económica e social harmoniosa do país. As nossas Aldeias e Vilas concentram um enorme capital cultural capaz de proporcionar experiências únicas e tão procuradas atualmente. A par da recuperação que se impõe às áreas mais afetadas pelos incêndios deste verão, há que não perder o enquadramento estratégico que orienta o Turismo de Portugal – a Estratégia de Turismo 2027 – e que tem como um dos seus objetivos o desenvolvimento da atividade turística nacional em todo o território, durante todo o ano.”

 

 

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado no Ministério da Economia e do Mar, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.

 

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem