Kenwood House Gardens – Londres | 3 de setembro
Turismo de Portugal é parceiro exclusivo do Festival FTWeekend em Londres
Portugal é o primeiro destino turístico a participar no emblemático FTWeekend Festival, que tem lugar amanhã dia 3 de setembro em Londres. A marca VisitPortugal e vários oradores carismáticos apresentarão Portugal como um dos países mais inspiradores a visitar.
Pela primeira vez, o Turismo de Portugal fará parceria com o FTWeekend Festival, sob o tema “Be Inspired by Visit Portugal”. O festival, reconhecido por reunir mentes curiosas, estará mais uma vez repleto de debates com grandes nomes, ideias influentes e apresentações ao vivo, incluindo demonstrações de gastronomia e uma banda de jazz.
Dando exemplos de como é possível ter um turismo melhor para um planeta melhor, Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, será um dos oradores, juntamente com o premiado Chef Nuno Mendes, fundador do restaurante Lisboeta (localizado em Londres) e o lendário surfista profissional Nic Von Rupp que surfou as ondas gigantes da Nazaré. A estes juntam-se Jancis Robinson, colunista de vinhos do FT e Julia Harding, também especialista em vinhos, para apresentarem uma prova única dos melhores vinhos portugueses.
A estes juntam-se mais de 100 outros convidados inspiradores, incluindo o historiador Simon Schama, a estilista Emilie Wickstead, as autoras Monica Ali e Susie Boyt, o montanhista Kenton Cool, o realizador de cinema Stephen Frears, os Ex-Secretários de Estado da Saúde Jeremy Hunt e Matt Hancock e o apresentador da BBC News, Mishal Husain.
O FTWeekend é um festival destinado a um público premium, com uma idade média superior a 45 anos. Sendo na sua maioria executivos de topo de várias áreas do comércio, indústria, serviços financeiros e investimento, esta é uma oportunidade de promoção junto de um segmento específico de visitantes, com interesses socioculturais distintos. A literatura, o desporto, a gastronomia e vinhos mostrarão assim o melhor de Portugal, contribuindo simultaneamente para incentivar a atividade turística ao longo de todo o ano, em todo o território nacional.
A edição de 2021 do FTWeekend contou com mais de 2.500 visitantes entre editores, colunistas, designers, artistas, aventureiros, autores premiados, chefs e especialistas que debateram ideias e paixões, desde a inteligência artificial à procura do vinho perfeito e alguns temas políticos relevantes da atualidade.
Para Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, “é com muito entusiasmo que o Turismo de Portugal está presente no FTWeekend Festival, inspirando outros a virem a Portugal e descobrirem a nossa gastronomia e vinhos, a nossa literatura, as nossas ondas e muitas outras experiências únicas”.
Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de promoção turística do Destino Portugal que tem o Reino Unido como um dos seus principais mercados. Em 2021, o Reino Unido posicionou-se como o principal mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 16,6%) e o 3º no indicador hóspedes (quota 11,7%). Nesse ano, as dormidas dos turistas britânicos em Portugal registaram um acréscimo de 54,6% e os hóspedes um aumento de 52,6% face ao ano anterior.
Já este ano, as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Banco de Portugal, divulgadas ontem, confirmam a relevância deste mercado que em julho de 2022 registou um aumento de 1,0%, no valor das dormidas, face a julho de 2019. Estima-se que o mercado britânico tenha representado 19% das dormidas de não residentes em julho, afirmando a sua preponderância como o principal mercado emissor para Portugal.
Sobre o Turismo de Portugal
Integrado no Ministério da Economia e do Mar, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.