Turismo de Portugal associa-se a projeto do campus “NOVA Cairo” no Egito

Internacionalização da formação prestada pelas Escolas do Turismo de Portugal

 

 

O Turismo de Portugal e a Universidade Nova de Lisboa (UNL) celebraram um protocolo de cooperação com objetivo de promover Portugal e a cultura portuguesa, no Campus “NOVA Cairo”, cujo ano pré-universitário entra agora em pleno funcionamento com cerca de 50 alunos.

 

No âmbito do acordo estabelecido, e formalmente assinado no Cairo com a presença do administrador do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e da Diretora-coordenadora da Formação, Ana Paula Pais, o instituto irá desenvolver ações de acolhimento dos alunos em território português, nomeadamente cursos de verão nas Escolas do Turismo de Portugal que, no âmbito do ano pré-universitário da NOVA Cairo, proporcionarão atividades de imersão cultural em Portugal.

 

De igual modo, providenciará apoio ao recrutamento de docentes para o módulo “Portuguese Culture”, bem como ao desenvolvimento de atividades de ligação a Portugal e à cultura portuguesa, nomeadamente eventos culturais e gastronómicos, semanas de Carreer Development, estágios para realizar em Portugal, intercâmbios de alunos, participação em atividades de inovação e empreendedorismo, entre outras.

 

Indo de encontro às atribuições do Turismo de Portugal no âmbito da promoção externa de Portugal bem como da internacionalização da formação providenciada pela sua rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, e considerando a necessidade premente da valorização das profissões do turismo e do desenvolvimento de cursos e programas formativos que respondam às necessidades do mercado, a cooperação entre ambas as entidades assume particular relevância.

 

As Escolas do Turismo de Portugal são uma referência na formação profissional em turismo. A aposta nas pessoas e no talento tem sido uma das suas prioridades de atuação, formando mais de 3.000 alunos por ano e qualificando, simultaneamente, cerca de 7.500 profissionais do turismo, com formação on the job. São uma rede única no mundo, reconhecida internacionalmente, premiada e certificada pela Organização Mundial do Turismo. Para além da formação, promovem a inovação e o empreendedorismo, disponibilizando condições técnicas e conhecimento especializado, que colocam ao serviço das pequenas e muito pequenas empresas do setor, contribuindo em última análise para a competitividade e qualidade do serviço prestado agentes do setor, visando um crescente prestígio das profissões turísticas.

 

 

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado no Ministério da Economia e do Mar, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.