Turismo de Fronteira será discutido em Seminário na Expo Turismo Paraná

Realizado pela Fecomércio Paraná e CNC, evento será presencial e gratuito

 

O turismo de fronteira terá espaço de destaque na Expo Turismo Paraná, com o “1º Seminário Nacional de Turismo de Fronteira”, que vai ocorrer no dia 9 de junho, às 16h, integrando a programação oficial do evento. A iniciativa é da Fecomércio – PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), que também é expositor do evento oficial da ABAV-PR.

 

Para o presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, o Seminário agrega ainda mais valor para a programação da Expo Turismo Paraná. “A realização do Seminário integrando a programação do evento da ABAV-PR reforça a importância do nosso evento. Temos o público certo para participar e o momento não poderia ser mais oportuno”, diz Rigon.

 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC) é parceira da Fecomércio na realização do Seminário, pois possui um Grupo de Trabalho do Turismo de Fronteira, do qual participam as Câmaras e Conselhos de Turismo das onze Federações do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Estados que fazem fronteira com outros países. O tema debatido neste Grupo é o desenvolvimento do Turismo destas regiões.

 

Para Giovanni Diego C. Bagatini, assessor da presidência da Fecomércio PR,”o Paraná se destaca neste nicho especialmente com Foz do Iguaçu região de tríplice fronteira, na região Sul também temos o destaque do RS que possui 12 cidades gêmeas, esperamos que todos os estados fronteiros e seus países estejam representados no evento, por isso a programação conta com palestrantes e debatedores nacionais e internacionais”.

 

O Seminário é presencial, gratuito, e visa trazer uma reflexão aprofundada sobre este segmento. O Brasil faz divisa com dez dos doze países da América Latina. São 33 cidades gêmeas* brasileiras e suas irmãs em outros países, onde a atividade turística é parte fundamental e significativa do desenvolvimento sustentável destes territórios colaborando com a geração de negócios, emprego, renda e qualidade de vida para a comunidade fronteira. Dentre os Estados brasileiros que fazem fronteira estão o Acre, RS, AM, RO, AP, RR, MT, MS, PR, SC e RS.

 

Como participar

 

Para participar do Seminário, é necessário estar inscrito na Expo Turismo Paraná (www.expoturismoparana.com.br) e também fazer a inscrição no link: https://www.sympla.com.br/evento/i-seminario-nacional-de-turismo-defronteira/1559360. Além dos profissionais do trade turístico, estão convidados para o evento estudantes de Turismo, participantes do Expo Turismo Paraná, empresários e representantes governamentais.

 

 

*Segundo o Ministério da Integração Nacional, serão considerados cidades gêmeas os municípios cortados pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, integrada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar a unificação da malha urbana com cidade do país vizinho. Não serão consideradas cidades gêmeas aquelas com população inferior a 2 mil habitantes.(Fonte: https://bityli.com/foxjEH)

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.