Turismo Centro de Portugal promoveu Turismo Industrial na Bienal AR&PA 

 

  • Ao seu lado, a TCP contou com parceiros de referência da região, como o Museu Nacional Ferroviário e a Vista Alegre.



Turismo Centro de Portugal (TCP) participou de forma ativa na edição de 2023 da AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, que decorreu em Angra do Heroísmo durante quatro dias.

A participação da TCP aconteceu na qualidade de membro do grupo dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial. Ao seu lado, a TCP contou com parceiros de referência da região, como o Museu Nacional Ferroviário e a Vista Alegre. 

A Bienal teve como mote desta edição “Tecnologia e Património”, com o foco a incidir nas formas como os suportes comunicacionais digitais podem e devem contribuir para complementar a narrativa da experiência turística no património industrial. Durante os quatro dias, decorreram múltiplas iniciativas e promoveram-se encontros e debates entre os vários agentes do setor.

A TCP participou, entre outras iniciativas, em debates relacionados com o desenvolvimento da Rede Portuguesa do Turismo Industrial. Mais concretamente, a TCP teve a oportunidade de integrar uma “Tourism Talk” sobre “A Tecnologia no Património Industrial”, em que foram partilhados casos de sucesso nesta área. Além disso, participou em apresentações específicas alusivas a recursos turísticos de relevo da rede de parceiros, em que foram partilhadas as melhores práticas em tecnologia e património.

Oficinas para famílias, nomeadamente uma pintura manual de peças da Vista Alegre – um enorme sucesso, com 40 participantes a serem pintores por um dia -, foram atividades complementares dinamizadas pela Turismo Centro de Portugal.

De notar que a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria também participou na Bienal, com um espaço próprio.

“O Turismo Industrial é um produto turístico de grande importância para o Centro de Portugal. Quando estiver maduro, irá ser determinante para a preservação do património industrial, que está presente de forma marcante neste território, assim como irá contribuir para a indústria viva, promovendo visitas a unidades emblemáticas que ainda estão ativas. Os recursos do turismo industrial podem ser visitados todo o ano, o que é outra mais-valia para este produto“, assinala Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, que esteve presente na Bienal. “Por estes motivos, a Turismo Centro de Portugal tem uma palavra importante na estruturação deste produto turístico, como ficou demonstrado com a presença nesta Bienal”, conclui.

Bienal AR&PA é um certame de referência no âmbito da divulgação e promoção do Património Cultural da Península Ibérica, que se realiza todos os anos em locais de Espanha ou Portugal, de forma alternada. Participam no evento empresas privadas, associações e fundações, além de entidades públicas.


Grupo dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial foi finalista dos Prémios Património Ibérico

A finalizar a Bienal AR&PA foram entregues os Prémios Património Ibérico. Promovidos pela patrimonio.pt, estes prémios distinguem as boas práticas no setor do Património Cultural Ibérico, galardoando projetos, entidades e profissionais do setor.

O grupo dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial foi um dos três finalistas dos prémios, na categoria “Melhor Projeto em Parceria”, que contempla ações e projetos de trabalho em rede. De assinalar também que o Museu Portugal Romano em Sicó (PO.RO.S), de Condeixa-a-Nova, foi o grande vencedor na categoria “Tecnologia aplicada ao Património”. Este prémio distinguiu os projetos que lograram aproximar as novas tendências tecnológicas ao Património Cultural, através de estratégias inovadoras de mediação através da tecnologia.Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!