Turismo Centro de Portugal e municípios celebram Dia Mundial do Turismo com atividades na região

  • O tema escolhido para as celebrações deste ano é “Turismo e Paz”, de forma a lembrar o papel do setor na promoção da paz e do entendimento entre povos.



Turismo Centro de Portugal (TCP) e vários municípios da região associam-se às celebrações globais do Dia Mundial do Turismo, comemorado a 27 de setembro, com uma série de iniciativas centradas no tema deste ano, “Turismo e Paz”.

A ONU Turismo – nova designação oficial da Organização Mundial do Turismo – escolheu o tema “Turismo e Paz” para lembrar o papel fundamental do setor na construção de pontes entre culturas e nações, promovendo a paz e o entendimento entre povos.

Para assinalar a data, a TCP vai oferecer gerberas brancas, símbolo de paz e pureza, a todos os visitantes dos seus postos de turismo no dia 27 de setembro. Este gesto simbólico destaca o compromisso do turismo como agente de união e harmonia, numa altura em que o mundo enfrenta desafios crescentes a este nível. Além disso, a TCP vai promover a data nas suas plataformas digitais, incluindo o site e redes sociais, ampliando o alcance das comemorações e reforçando a importância do turismo na construção de um futuro mais pacífico e inclusivo.

O Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico da TCP participa também em duas sessões de esclarecimento sobre “Empreendedorismo no Setor do Turismo”, que terão lugar a 25 de setembro, em Penalva do Castelo (16h00), e a 27 de setembro, na Guarda (15h30), com o apoio dos respetivos municípios.

“O tema Turismo e Paz é especialmente relevante no contexto internacional que vivemos hoje”, afirma Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal. “O turismo, mais do que qualquer outra atividade, tem a capacidade de construir pontes entre culturas e promover o entendimento, ultrapassando fronteiras, desmontando preconceitos e celebrando as diferenças. É um agente de paz essencial que contribui para a estabilidade e o progresso global”, acrescenta.
 

Municípios celebram o Dia Mundial do Turismo

Um pouco por toda a região Centro, os municípios aderiram ao Dia Mundial do Turismo, com uma variedade de eventos que vão acontecer durante toda a semana. As atividades incluem entradas gratuitas em museus, conferências, passeios culturais e muitas outras iniciativas que apelam à descoberta e valorização do património local.

A programação completa das comemorações está disponível no site da Turismo Centro de Portugal (em turismodocentro.pt) e nas páginas oficiais dos municípios participantes.

Assim, em Abrantes, os visitantes podem participar em demonstrações gastronómicas, passeios de barco na albufeira de Castelo do Bode e visitar museus gratuitamente. Almeida oferece entrada livre no Museu Vilar Formoso Fronteira da Paz e no Museu Histórico-Militar, além de brindes para os visitantes dos seus postos de turismo.

Arganil celebra a data com uma caminhada guiada pela vila no dia 27, e uma visita de operadores turísticos no dia 3 de outubro, promovendo o território junto dos profissionais do setor. Cantanhede assinala a data com uma conferência sobre “O Turismo Enquanto Fator Dinamizador dos Territórios: Projeto Gândara Tour Sensations”, enquanto em Coimbra o destaque vai para a conferência “O Turismo em Coimbra Acontece”, no Convento São Francisco.

A Câmara da Covilhã assinala o dia 27 de setembro com ações que incluem a oferta de fotografias instantâneas, teatro de rua e a apresentação da remodelação do posto de turismo. O Festival Vapor, no Entroncamento, anima a região entre 27 e 29 de setembro, com concertos, teatro e atividades interativas para todas as idades. Já em Peniche e São Pedro do Sul, os municípios organizam percursos de limpeza costeira e trilhos ecológicos, envolvendo a comunidade em ações de sustentabilidade.

Numa iniciativa conjunta, os concelhos de Estarreja, Murtosa e Ovar promovem uma reflexão sobre o “Turismo Náutico e Marítimo na Ria, Oportunidades e Desafios “numa tertúlia agendada para dia 27. Ainda em Estarreja, são promovidas visitas gratuitas às principais atrações turísticas.

Em Figueira de Castelo Rodrigo, haverá visitas gratuitas ao Centro Interpretativo Ephraim Bueno, para conhecer a história da presença judaica no concelho, e Figueiró dos Vinhos promove o Roteiro Encenado “Figueiró dos Vinhos aos olhos de Malhoa”, que convida à descoberta do património da vila com ligação ao mestre José Malhoa.

O município da Guarda comemora a data com uma conferência na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e com uma caminhada de três quilómetros, seguida de uma sessão de yoga, nos Passadiços do Mondego. Tábua apresenta o novo portal “Tábua, O Encanto das Beiras!” e oferece uma cerveja artesanal local a todos os hóspedes que neste dia se encontrem alojados no território.

Torres Vedras organiza o Fórum Turismo de Torres Vedras, que reunirá especialistas e profissionais do setor para debater temas como o enoturismo e o nomadismo digital, enquanto Vila de Rei desafia os habitantes e visitantes a partilharem nas suas redes sociais fotos que apresentem e exibam os miradouros do território.

Vila Nova da Barquinha comemora a data com um concerto da Banda Sinfónica do Exército e um espetáculo pirotécnico, assim como com um percurso de limpeza do Trilho Panorâmico do Tejo.

No dia 25 de setembro, o Turismo de Portugal irá também distinguir empresas turísticas comprometidas com a sustentabilidade, numa cerimónia a realizar-se em Alcobaça, no âmbito do Programa Empresas Turismo 360°.Sobre a Turismo Centro de Portugal:

A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Rolar para cima