A partir do próximo domingo, quem planeja viajar pela Europa precisará estar atento a uma nova legislação que pode impactar suas férias. Entenda as mudanças e prepare-se para evitar contratempos.
Se você está planejando uma viagem para a Europa em breve, prepare-se: a partir da próxima semana, novas regras entram em vigor, impactando diretamente o transporte de líquidos e a bagagem de mão nos aeroportos europeus. Segundo o guia de turismo e especialista em viagens internacionais Pedro Braun (@pedrobraunguia no Instagram), essas mudanças, motivadas pela necessidade de padronização e maior segurança, exigem atenção para evitar surpresas e garantir uma viagem tranquila.
O retorno das restrições de líquidos
Desde 2006, passageiros enfrentam a limitação de 100ml por item para líquidos, géis e cremes na bagagem de mão, e não podem passar de um litro se somados. Recentemente, alguns aeroportos, como os de Birmingham e Dublin, flexibilizaram temporariamente essa regra devido à introdução de novos sistemas de detecção de explosivos. No entanto, com a constatação de que esses sistemas não atendiam plenamente os padrões de segurança, a União Europeia decidiu reverter essa flexibilização. A partir de 1º de setembro, o limite de 100ml volta a ser obrigatório em todos os aeroportos do Reino Unido e Europa.
Padronização das regras de bagagem de mão
Além das restrições de líquidos, as regras para bagagem de mão também serão unificadas em toda a Europa. Antes, as companhias aéreas tinham autonomia para definir suas próprias políticas de bagagem, mas agora os limites serão iguais para todos: uma única mala de cabine com peso máximo de 10kg e dimensões de até 55cm x 40cm x 20cm. Será permitido ainda levar um item pessoal menor, como uma bolsa ou mochila, que deve caber sob o assento à frente e não ultrapassar 40cm x 30cm x 15cm.
Preparação é essencial
Pedro Braun enfatiza a importância de se preparar para essas novas regras. Segundo ele, o desconhecimento pode resultar em transtornos, como taxas adicionais ou a necessidade de despachar itens inadequados. “Conhecer as novas exigências evita problemas nos aeroportos e garante uma viagem mais tranquila”, alerta Braun. Ele também reforça a necessidade de seguir as diretrizes sobre líquidos, acondicionando-os em recipientes de até 100ml, dentro de um saco plástico transparente, que deve ser apresentado separadamente na inspeção de segurança.
“É fundamental também que a soma de todos os líquidos da bagagem de mão não ultrapasse um litro”, complementa Braun
O que esperar no futuro?
Essas mudanças entram em vigor em 1º de setembro e permanecerão até novo aviso. Apesar da padronização ser vista como necessária para aprimorar a segurança, a União Europeia não descarta futuras revisões, especialmente à medida que novas tecnologias sejam implementadas.
Portanto, ao planejar sua próxima viagem pela Europa, esteja atento a essas novas regulamentações para garantir que sua experiência seja a mais agradável possível. Afinal, estar bem-informado é o primeiro passo para aproveitar ao máximo sua jornada.
Quem é Pedro Braun?
Pedro Braun é guia de turismo desde 1998, registrado no Cadastur do Ministério do Turismo em todas as categorias existentes: guia regional, de excursão nacional/América do Sul e de excursão internacional.
Possui também importantes certificações internacionais. É guia certificado pela Disney e um dos poucos brasileiros também certificado pela cidade de Nova Iorque, além do ITMI, International Tour Management Institute, com sede em San Francisco, EUA. Já acompanhou mais de 130 grupos internacionais em mais de 50 países em 5 continentes.
É sócio e diretor operacional da agência Braun Turismo, que tem sede em Santos/SP, mas atende clientes de todo o Brasil e já trabalhou no Walt Disney World em Orlando, EUA.
É formado em direito pela Universidade Católica de Santos e pós-graduado em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP.