Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Trilha Inca, no Perú, entra em lista de ‘12 viagens da vida’ do TripAdvisor


                                      
Site especializado com mais acessos no mundo diz que experiência de quatro dias é gratificante ao se contemplar Machu Picchu do alto
 Depois de ter a Cidadela de Chan Chan, maior cidade de barro da América pré-colombiana, reconhecida pela cadeia de notícias CNN como um dos oito destinos mais antigos e espetaculares do continente americano, o Perú acaba de ter a Trilha Inca incluída na lista de 12 viagens da vida (12 trips of a lifetime) pelo TripAdvisor, site de viagens com maior número de acessos no mundo.
“A viagem de uma vida. A Trilha Inca é uma experiência e tanto, quatro dias de caminhada… Vale a pena quando você vê a paisagem desde o topo”, diz o comentário de viajante selecionado pelo site para dar uma ideia do que espera quem decide encarar o caminho.
A vista ao final é nada mais nada menos que do Santuário de Machu Picchu, localizado no sul dos andes peruanos, a 2,4 mil metros de altitude, no vale do Rio Urubamba. Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a “cidade perdida” do Império Inca chama a atenção pela conservação – o local foi erguido no século XV.
O trajeto tradicional da Trilha Inca tem quatro dias de duração, começando no km 82 (Piscancucho) da estrada de ferro que leva a Águas Calientes. São 48 quilômetros de roteiro com espetaculares montanhas e ruínas da civilização inca pelo caminho. É necessário ter pelo menos um preparo físico mediano. São cerca de seis a oito horas de esforço diário, tendo as noites dedicadas a descanso, observação do céu e conversa com o guia e demais companheiros de trilha.
Muitos completam o percurso – que tem o Warmihuañusca, a mais de 4,2 mil metros do nível do mar, como a etapa mais difícil – com os olhos rasos d’água. A vista de Machu Picchu (velha montanha, no idioma quéchua) desde o Intipunku (Porta do Sol), no amanhecer do último dia, é arrebatadora.
Demais destinos – A relação de lugares recomendados pelo TripAdvisor que rendem “a viagem da vida” passa por experiências que estão no imaginário de muitas pessoas: ver a aurora boreal, no caso, na Islândia; dormir em um bangalô sobre o mar, em Bora Bora; um tour de gôndola pelos canais de Veneza (Itália); ver o Taj Mahal, em Uttar Pradesh (Índia); explorar as pirâmides do Egito, na cidade de Gizé; caminhar pela Muralha da China, perto de Pequim; ver um pôr do sol inspirador em Santorini (Grécia); mergulhar na barreira de corais conhecida como Great Barrier Reef, em Queensland (Austrália); visitar gorilas em seu habitat natural, em Ruhengeri (Ruanda); andar de balão na Capadócia (Turquia); e ir perto da extremidade das Cataratas do Niágara, em Ontário (Canadá).


PROMPERÚ
A Comissão de Promoção do Perú para a Exportação e o Turismo (PROMPERÚ) é um órgão do Ministério de Comércio Exterior e Turismo, cujo trabalho é desenvolver estratégias de posicionamento do turismo, promover as exportações e atrair investimentos externos ao país.

 

Boa Viagem