Travel Lifestyle Network lança o maior estudo mundial de tendências de viagens 

Travel Lifestyle Network lança o maior estudo mundial de tendências de viagens
Estudo da Travel Lifestyle Network revela os principais fatores que influenciam a escolha de destinos dos portugueses e de consumidores oriundos de outros 27 países. Segundo o relatório, mais de metade dos inquiridos nacionais tem uma elevada avidez de descobrir o mundo
Lisboa, 28 de julho 2022 – O desejo de viajar dos portugueses está acima da média global e o comportamento de compra de viagens do mercado português encontra-se ligeiramente acima do de outros mercados.

Isto de acordo com o maior estudo mundial sobre intenções de viagens, encomendado este ano pela principal rede de agências de comunicação especializadas no setor do turismo e das viagens, Travel Lifestyle Network (TLN), e que foi desenvolvido pelo ‘think tank’ britânico Thrive e pela empresa de ‘market intelligence’ AudienceNet.

Cerca de 179.446 pessoas em 28 países, incluindo Portugal, foram inquiridas pelo Global Web Index durante o primeiro trimestre de 2022. A amostra no nosso país foi constituída por 2.354 inquiridos. O estudo revela que a relação custo-benefício constitui o principal fator na escolha de um destino de férias, numa altura em que os portugueses revelam uma assinalável avidez de descobrir o mundo.

Quando se perguntou aos consumidores portugueses que fatores tendiam a influenciar a sua decisão quanto ao local para onde viajavam, a relação custo-benefício surgiu em primeiro lugar com um total de 54%, em comparação com os 26% dos seus equivalentes globais. Para 36% dos portugueses, a meteorologia/época do ano é um fator importante, enquanto 22% procura uma experiência cultural, 18% uma experiência relaxante e 17% uma experiência única na vida. Já boas infraestruturas para crianças/famílias e poder visitar amigos/família reúnem 15% das preferências, e 13% dos inquiridos procura ofertas especiais/promoções.

O estudo conclui também que 61% dos portugueses considera as viagens como um “interesse pessoal” – valor superior à média global de 46%. 52% dos portugueses identifica-se com a frase “Gosto de explorar o mundo”, em comparação com os 46% globais.

“Com o estudo da TLN, concluímos que a percentagem de portugueses que veem as viagens como um interesse pessoal (61%) está acima da média global (46%). Os resultados refletem um claro desejo de viajar, o que é natural neste clima pós-Covid e, de certa forma, faz parte do ADN explorador dos portugueses. Mas os resultados alertam para a necessidade de ter em conta a relação custo-benefício, que em 2022 se tornou um fator de escolha determinante para 54% dos inquiridos nacionais”, menciona Rúben Obadia, CEO da Message in a Bottle, agência de comunicação portuguesa especializada em turismo e membro da Travel Lifestyle Network.

Enquanto 11% dos inquiridos a nível global, nos últimos três a seis meses, adquiriu férias para o estrangeiro, 24% preferiu adquirir férias dentro do próprio país. Em Portugal, 12% dos inquiridos adquiriu férias para o estrangeiro no período homólogo e 25% optou por adquirir férias dentro de Portugal, reforçando a tendência crescente de turismo doméstico.

O inquérito revelou ainda que, nos próximos 3 a 6 meses, 20% dos portugueses planeia adquirir férias no estrangeiro e 29% tenciona adquirir férias em território português. Já a perspetiva global a aquisição de férias domésticas é de 24% e apenas 13% dos inquiridos a nível mundial tem planos de adquirir férias em territórios internacionais, de acordo com o relatório.
 
Para descarregar o estudo completo da TLN, “State of Travel Global Survey”, clique aqui.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.