Transamerica Resort Comandatuba une-se à Conservação Internacional no projeto Turismo + Sustentável no território Abrolhos Terra e Mar

Acordo de cooperação técnica envolve um plano de ações para cinco anos, com atuação prioritária nas comunidades do entorno

O Transamerica Resort Comandatuba e a Conservação Internacional (CI Brasil) formalizaram um acordo de cooperação técnica para atuação conjunta no projeto Turismo + Sustentável.  A parceria envolve um plano de ações estabelecido para cinco anos com o objetivo de desenvolver e implementar uma estratégia de sustentabilidade a partir da geração de oportunidades de trabalho, do fortalecimento de negócios locais e do estímulo de práticas de apoio à conservação  da natureza e que promovam maior geração e distribuição de renda para as comunidades, em especial as que vivem na Reserva Extrativista de Canavieiras, nos municípios de Belmonte, Canavieiras e Una, onde o resort está localizado.

Entre o Extremo Sul da Bahia e norte do Espírito Santo, o Território Abrolhos Terra e Mar é reconhecido globalmente pela Conservação Internacional como uma paisagem prioritária. Possui cerca de 1,7 milhão de habitantes, incluindo comunidades indígenas, e um complexo de ecossistemas marinhos e costeiros de grande biodiversidade.

Além do acordo de cooperação técnica com a CI-Brasil, o Transamerica Resort Comandatuba se aliou à Futuri – Aliança pelo Turismo Regenerativo. “A Futuri é uma iniciativa que vem sendo co-criada desde janeiro de 2021 pelo projeto Turismo+Sustentável, com participação e apoio de diversas instituições e pessoas que atuam no turismo no território, com objetivo de integrar e desenvolver o setor por meio de práticas mais sustentáveis e regenerativas, bem como fomentar a visitação e fortalecer as áreas naturais protegidas”, explicou Guilherme Dutra, diretor do Programa Marinho e Costeiro da CI-Brasil.

Uma das ações que será desenvolvida é a aplicação da autoavaliação de práticas mais sustentáveis da Futuri no Resort e o desenvolvimento de um plano de ação para que o empreendimento se torne mais sustentável, seguindo sugestões do Manual de Boas Práticas para a sustentabilidade no turismo da Futuri (disponível no site oficial da Aliança – www.futuribrasil.com).

“Reforçando a nossa liderança na região quanto à responsabilidade socioambiental, construímos uma parceria com a CI- Brasil que nos possibilitará ampliar o escopo e alcance das ações que já desenvolvemos de forma independente, com iniciativas e práticas que possam gerar ainda mais benefícios para nossos colaboradores e seus familiares, para as populações do entorno e também aos nossos hóspedes.”, afirma o diretor-geral do resort, Rodrigo Galvão.

A Conservação Internacional (CI-Brasil) é uma organização sem fins lucrativos, que usa ciência, política e parcerias para proteger a natureza da qual as pessoas dependem para obter alimentos, água doce e meios de subsistência. Fundada em 1990 no Brasil, a Conservação Internacional trabalha em mais de 30 países em seis continentes para garantir um planeta saudável e próspero, que sustenta a todos. Mais informações: www.conservacao.org.br 
Rinaldo Fagá e Rodrigo Galvão, diretores do HTIC, com os executivos da CI Guilherme Dutra (diretor) e Mauricio Bianco (vice-presidente) e equipes responsáveis

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.