Teatro Alberto Maranhão realiza projeção mapeada nesta quinta (23)

Exibição será realizada às 19h na fachada do teatro reaberto pelo Governo do RN. Ópera “O Empresário” está na programação da noite

Após o grande sucesso na reabertura do Teatro Alberto Maranhão, realizada no dia 18 de dezembro, o público poderá apreciar novamente nesta quinta-feira (23) às 19h a projeção mapeada na fachada do prédio histórico, administrado pelo Governo do Estado através da Fundação José Augusto (FJA).  A exibição ocorre em frente ao TAM, na Praça Augusto Severo, Ribeira. A entrada é gratuita com uso obrigatório de máscara.

A exibição antecede a Ópera “O Empresário”, do grupo Lyricus, de Mossoró, adaptada da obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart que será apresentada no TAM.

A projeção mapeada apresenta uma escultura em ambiente virtual criada como um objeto em três dimensões a partir de uma fotografia da fachada do teatro, na qual foram produzidas texturas, cores e luzes com cenas de movimento posicionadas para o ponto de vista do público.

A realidade criada na projeção traz ao expectador imagens sensoriais sobre a trajetória do teatro sobre a cultura, personagens, lugares e episódios históricos do RN. O trabalho foi produzido pelo artista visual Wil Amaral que já realizou projeções mapeadas há mais dez anos para espetáculos ao vivo como “Auto da Liberdade”, “ Um Presente de Natal” e “Chuva de Bala no País de Mossoró”, além de eventos em várias cidades brasileiras.

A trilha assinada por Eduardo Taufic, traz referência a compositores e canções emblemáticas como “Praieira” (Otoniel Menezes), “Royal Cinema” (Tonheca Dantas) e “Linda Baby” (Pedro Mendes). O trabalho apresentação uma sincronia de imagens, efeitos sonoplastia que dá a sensação de ilusão de ótica ao expectador.

Ópera

Em seguida será apresentado no TAM A ópera “O Empresário” é um projeto pioneiro da Companhia Lyricus que representa música erudita, o teatro, a dança, a literatura, adaptada para o português a partir da obra “Der Schauspieldirektor”, de Mozart, escrita em 1786. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação.

Dirigida por Cláudia Marx, o espetáculo mostra a saga de um empresário apaixonado pelas artes quer montar uma ópera em sua cidade, mas está desmotivado por falta de recursos e surge um banqueiro para patrocinar e junto com ele as cantoras líricas disputando para ser a “Prima Donna” da montagem.

Programação do TAM

O que: Projeção Mapeada na fachada do teatro e exibição da Ópera “O empresário”

Quando: Quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Hora: 19h

Onde: Teatro Alberto Maranhão

*Entrada gratuita* (retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo)

*Uso obrigatório de máscara e apresentação de passaporte vacinal*

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.