Switzerland Tourism marca presença no Ceará para divulgar sucesso de 2024 e apresentar novidades 2025.

Brasil se destaca com recorde de pernoites com o expressivo crescimento de 21.2%.

Com presença confirmada no evento organizado pela Wee Travel, o Wee Travel Experience, o Turismo da Suíça aterrissa em Fortaleza com excelentes notícias: O número de turistas brasileiros na Suíça cresceu 21.2% em 2024.

O Escritório Federal de Estatísticas (BFS) divulgou os números de hospedagem de 2024. De acordo com os números, 42,8 milhões de pernoites em hotéis foram registradas no ano passado na Suíça, representando um aumento de 2,6% em comparação com 2023. Notavelmente, os números de pernoites dos mercados estrangeiros, especialmente dos EUA, se destacam, com um recorde de 3,5 milhões de pernoites,  um crescimento de 13,9%, colocando os EUA logo atrás da Alemanha,  3,8 milhões / +0,5%, tradicionalmente o mercado estrangeiro mais importante para o Turismo da Suíça. Felizmente, as turbulências políticas nos EUA não tiveram impacto no comportamento de viagem dos hóspedes americanos, que têm uma forte afinidade com a Suíça.

A leve progressão global é, no entanto, impulsionada pelos mercados estrangeiros, embora a tendência seja contrastante: enquanto fortes crescimentos são registrados em alguns deles, outros enfrentam retrocessos. O sucesso do turismo suíço reside, portanto, na diversidade dos mercados de origem de seus hóspedes. Os anos menos bons em certos países podem ser compensados por novos recordes em outros países.

Assim, o entusiasmo dos turistas franceses pela Suíça em 2024 gerou um aumento de 6,1% nas pernoites em comparação com 2023 (total: 1,5 milhões de pernoites), enquanto a queda do Reino Unido é quase equivalente (-4,1% para um total de 1,6 milhões). Nos mercados distantes, o recorde de pernoites dos turistas dos Estados Unidos compensou a queda bastante inesperada registrada para os hóspedes provenientes dos países do Golfo (-4,4% / total: 813.000). Um recorde ainda mais importante, dado que as pernoites dos hóspedes vindos da Grande China (China continental, Hong Kong e Taiwan) continuam em um nível mais de um terço abaixo em relação a 2019.

Pernoites da hotelaria, fonte dos dados: Escritório Federal de Estatísticas, 2024.

Foto: ©Switzerland Tourism Elm-Skiing

Perspectivas do turismo internacional: a concorrência ganha força.

As previsões do Oxford Economics e da Organização Mundial do Turismo confirmam o que já se desenhava para 2024: um enorme crescimento do turismo a nível mundial, o que cria uma concorrência acentuada para captar essa demanda. A Suíça, como destino turístico, terá, portanto, que redobrar os esforços para se manter competitiva no cenário internacional. “Os turistas não nos são garantidos automaticamente, pois o contexto, marcado por guerras, crises e mudanças climáticas, é muito instável. Além disso, precisamos nos impor frente à concorrência global para continuarmos a ser relevantes”, diz Martin Nydegger, CEO do Turismo da Suíça, ao abordar os desafios atuais.

O turismo é uma parte importante da economia suíça, sustentando o equivalente a 167.000 empregos em tempo integral – ou 4% da força de trabalho – e representando quase 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

O marketing turístico mais importante do que nunca

Neste contexto competitivo, a filosofia que orienta o marketing do Turismo da Suíça chama-se “Travel Better“, em português “Viajar Melhor”. Segundo a definição de Martin Nydegger, “a visão futura do Turismo da Suíça não tem como objetivo central aumentar a frequência de visitantes ano após ano, mas sim atrair os hóspedes certos,  aos lugares certos, no momento certo. Trabalhamos assim, em cinco áreas-chave: a promoção do turismo de quatro estações, a orientação dos fluxos turísticos, a extensão da duração das estadias, a promoção do turismo sustentável com o programa “Swisstainable”, e o fortalecimento da aceitação do turismo pela população”. A partir de agora, as atividades do Turismo da Suíça serão definidas com base nessas áreas de ação.

 

Brasil bate novo recorde em números de pernoites.

Um novo récorde para o escritório do Turismo da Suíça no Brasil:  21.2%. Comparado ao ano antes da pandemia, o crescimento do Brasil foi de 40%. O número surpreende o mercado e Martin Nydegger reforça “os brasileiros substituíram em parte o números dos turistas russos no mês de janeiro.” Foi um dos maiores crescimentos em percentual entre os mercados internacionais e hoje o Brasil se encaixa nas prioridades globais do Turismo da Suíça.

Os destinos mais visitados da Suíça por brasileiros são as cidades, as portas de entrada do país: Zurique e Genebra, seguido por Lucerna. Nas montanhas, se destacam St. Moritz e Zermatt com o maior fluxo de brasileiros. Mas, o grande aumento em 2024 no número de turistas brasileiros foi no cantão de Berna, com ênfase para a cidade de Interlaken com aumento de 39.3%, a capital Berna, com aumento de 37.3%, o pequeno vilarejo de Grindelwald com 15.7%. “Os brasileiros se encantam cada vez com os nossos vilarejos e nossas montanhas para a prática de esportes, além disso a Suíça tem infraestrura necessária para receber os exigentes visitantes vindos do Brasil”, diz Fabien Clerc, Diretor do Turismo da Suíça no Brasil.

Foto: @Switzerland Tourism, Geneva, Autumn Landscape

A estratégia do mercado brasileiro.

O Turismo da Suíça no Brasil atua fortemente em parceria com o trade, com a promoção de constantes treinamentos, eventos educacionais e ferramentas digitais para facilitar o acesso as informações de qualquer lugar do globo. Além disso, o Turismo da Suíça no Brasil atua em mídias tradicionais, parcerias com grandes nomes de influencias em viagens, ativações e eventos.

“O inverno, nossa temporada mais longa, representa 31% das viagens no país. Já o verão, a temporada mais curta, corresponde a 22% do fluxo turístico. O outono, que tem uma duração maior do que o verão, responde por 23% do total de viagens, se destacando como uma oportunidade estratégica importante. As regiões suíças estão expandindo suas atrações nesta época do ano, e nossas paisagens alaranjadas serão um dos principais destaques em nossas comunicações nos próximos anos”, afirma Fabien Clerc.

A Suíça aterrissa no Ceará

 

Um dos destinos turisticos parceiros do evento organizado pela agência de viagens Wee Travel, o Wee Travel Experience, o Turismo da Suíça reforça a presença na região e também promove um coquetel no próximo dia 26, destacando a importância do mercado nordestino, “os turistas do nordeste representam hoje 10% em número de pernoites suíças, temos certeza no potencial de crescimento nesta região. É nosso terceiro ano no evento organizado pela Wee Travel, estamos deixando cada vez mais o cearese apaixonado pela Suíça” diz Fabien Clerc.

A campanha chamada “Grape Escapes”, convidando os visitantes a explorarem as regiões vinícolas da Suíça é a grande aposta do destino.

Sessenta acomodações únicas em todas as seis regiões vinícolas da Suíça convidam o vistante a fazer uma pausa inspiradora nas vinhas. A campanha que vai da primavera ao outono fala sobre as encostas ensolaradas à beira da água, vilarejos históricos de viticultura e os padrões encantadores das vinhas – as áreas vinícolas estão entre os destinos turísticos mais bonitos do mundo. As regiões vinícolas da Suíça, como Lavaux, Chablais, Mendrisiotto e o Bündner Herrschaft, também são jóias cênicas cujo charme não é apreciado apenas pelos amantes do vinho.

A campanha “Grape Escapes” promove acomodações únicas – de chalés na vinha a hotéis boutique, o que todas as acomodações têm em comum? Elas estão localizadas na área vinícola ou mesmo no meio da vinha, ou ainda têm uma conexão estreita com a viticultura da região. “Não temos vinhos suíços no Brasil, somente cerca de 1% da produção de vinhos suíços é exportada, o que torna a degustação algo exclusivamente local do nosso país” reforça Fabien Clerc.

 

Switzerland Tourism (ST)

O ST é uma entidade de direito público federal encarregada de promover a demanda doméstica e internacional pela Suíça como destino de férias, viagens e congressos. O desenvolvimento e implementação de programas de marketing para gerar demanda e destacar a forte marca turística clássica-moderna da Suíça, tanto nacionalmente quanto internacionalmente, compõem suas atividades principais. O ST trabalha em estreita colaboração com a indústria de turismo suíça, que contribui com cerca de metade de seu orçamento. A outra metade provém de fundos federais. A organização trabalha de maneira orientada para o cliente e o mercado, sendo gerida de acordo com critérios de gestão empresarial. Mundialmente, a ST está presente em 23 mercados, com cerca de 280 funcionários (255 FTEs) distribuídos por 36 escritórios.