Summit ESG 2024: 4ª edição do evento e traz especialistas globais

O evento é apresentado por Hydro e conta com patrocínio de 99, Banco BV, Bracell, Grupo Boticário, Heineken, Schneider Electric, Teatro B32 e Ultragaz

Estadão Summit ESG será realizado no dia 26 de setembro, em São Paulo, promovendo debates sobre sustentabilidade ambiental, responsabilidade com a sociedade e transparência nos negócios. Em seu 4º ano, o evento abordará temas conectados à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, todos em pauta como prioridade diária nos canais do Grupo Estado.


Nesta edição, o macrotema será: “Desafio 2030. Todos unidos pelos objetivos de desenvolvimento sustentável” e a expectativa éreunir até 500 participantes presencialmente, incluindo autoridades governamentais, especialistas nacionais e internacionais, acadêmicos, empresários e formadores de opinião na temática socioambiental.


O evento contará com uma série de apresentações e debates ao longo do dia, com destaque para a palestra magna de Kim Campbell, ex-primeira-ministra do Canadá, que fará a palestra magna. Kim Campbell, a única mulher que já dirigiu o governo canadense e passou sua carreira pioneira quebrando barreiras para as mulheres, cultivando a próxima geração de líderes e defendendo os direitos humanos e o impacto das mudanças climáticas. Integrante do Global Leadership for Climate Action, um grupo de trabalho de líderes mundiais, é uma defensora incansável do meio ambiente, defendendo uma forte justificativa econômica e comercial para a sustentabilidade.


Na programação, também estão previstos painéis sobre o ‘Brasil como palco da COP 30: o retrato que o País vai apresentar’, que contará com a participação da Hydro; ‘Pesquisa e Inovação para a Retomada da Indústria Brasileira’, com participação de Regis Ataides (Schneider Electric Brasil) e Rodrigo Brito (Coca-Cola Company); ‘Gestão de Resíduos e Economia Circular’, com Marina Sierra Camargo, (Planta Feliz Adubo), Mauro Homem (Grupo Heineken) e Camila Machado (B32) e e Marcelo Doria (Carrot.co); ‘Biodiversidade Brasileira e Negócios Sustentáveis’, com Daniel Barcelos Vargas (FGV), Rodrigo Spuri (TNC Brasil), Edmond Aziz Baruque Filho (Tobasa Bioindustrial de Babaçu) e Márcio Nappo (Bracell), e ‘Soluções Inovadoras Para o Futuro dos Combustíveis’ com André Lavor (Binatural), David Zylbersztajn (PUCRIO), Luciana Collet (Broadcast Energia), Fernanda Delgado (Abohv) e Thiago Hipolito (99).


O painel ‘Caminhos para a Transição Energética’ vai abordar o mercado livre de energia e novas apostas em biocombustíveis que promovam a descarbonização, com a presença de Marina Monné de Oliveira (USP), Renata Camilo Pinho (Banco BV), Elbia Gannoum (ABEEólica) e Erick Trench (Ultragaz).


Além disso, o tema ‘Desigualdade Racial e o Mercado de Trabalho’ vai debater as questões urgentes de desigualdade e racismo no mercado de trabalho brasileiro, cuja economia foi historicamente baseada na escravização da mão de obra. A antropóloga Jaque Conceição (Coletivo Di Jeje) vai apontar os caminhos que precisam ser percorridos para a construção de uma sociedade verdadeiramente igualitária, juntamente com Ian Nunjara (Instituto Black Office) e Caio Magri (Instituto Ethos). A mediação dos debates será feita pelas jornalistas Karla Spotorno e Luciana Collet, do Broadcast, e Irany Tereza da Silva, do Estadão.


O evento é apresentado por Hydro e conta com patrocínio 99, Banco BV, Bracell, Grupo Boticário, Heineken, Schneider Electric, Teatro B32 e Ultragaz.


Confira a programação completa aqui.


Programação e palestrantes:

8h | Palestra de abertura: Plano de Transformação Ecológica –

Carina Vitral (Gerente de projeto da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda para Transformação Ecológica)

9h | Palestra Magna – Kim Campbell, ex-primeira-ministra do Canadá

9h30 | Painel 1 – Brasil como palco da COP 30: O que as empresas têm a mostrar?

Anderson Baranov (Norsk Hydro Brasil)

10h10 | Painel 2: Pesquisa e inovação para a retomada da indústria brasileira

Regis Ataides (Schneider Electric Brasil), Rodrigo Brito (Coca-Cola Company)

10h50 | Brand Talk: A Indústria brasileira e a COP 30: desafios da transição energética para operar na Amazônia

Carlos Neves (Hydro), Luiz Roberto Silva Junior (Albras), Paulo Pedrosa (Abrace Energia), Rodolfo Zamian Danilow (Hydro) e Eduardo Geraque (Jornalista)

11h20 | Painel 3: Gestão de resíduos e economia circular

Marina Sierra Camargo (Planta Feliz Adubo), Mauro Homem (Grupo Heineken) e Camila Machado (B32) e Marcelo Doria (Carrot.co)

12h | Talks: ESG & Investimentos

José Pugas (JGP Asset Management)

14h | Gov Speech: As questões ambientais que serão destacadas na Cop-29

Rodrigo Rollemberg (Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços)

14h20 | Painel 4: Biodiversidade brasileira e negócios sustentáveis

Daniel Barcelos Vargas (FGV), Rodrigo Spuri (TNC Brasil), e Edmond Aziz Baruque Filho (Tobasa Bioindustrial de Babaçu) e Márcio Nappo (Bracell)

15h | Painel 5: Soluções inovadoras para o futuro dos combustíveis

André Lavor (Binatural), David Zylbersztajn (PUC RIO), Luciana Collet (Broadcast Energia), Fernanda Delgado (Abohv) e Thiago Hipolito (99).

16h10 | Painel 6: Oportunidades de financiamento para pequenas e grandes empresas

Luciana Costa (BNDES), Carla Primavera ( BNDES), Bruno Girardi (Sitawi) e Pedro Rivas (ESPM)

16h50 | Painel 7: Caminhos para a transição energética

Marina Monné de Oliveira (USP), Renata Camilo Pinho (Banco BV), Elbia Gannoum (ABEEólica) e Erick Trench (Ultragaz)


17h30 | Painel 8: Desigualdade racial e o mercado de trabalho

Caio Magri (Instituto Ethos), Jaque Conceição (Coletivo Di Jeje) e Ian Nunjara (Instituto Black Office).


Serviço: Estadão Summit ESG

Data: 26/09 (quinta-feira)

Horário: 8:30 às 19h

Local: Teatro B32, São Paulo/SP (Av. Brigadeiro Faria Lima 3732 – Itaim Bibi – São Paulo – SP)

Rolar para cima