Sul da Bahia é o roteiro ideal para o Turismo Gastronômico

A Bahia sempre foi muito conhecida pelas suas belas paisagens e culinária diversificada. Faz parte dos planos de muitos viajar para o local. Quem nunca ouviu falar do famoso Carnaval de Salvador ou da tradicional festa de Santa Bárbara? O estado é considerado um dos mais ricos centros culturais do Brasil e possui forte acervo histórico e religioso. Viajar até o local é uma verdadeira imersão na cultura e história do nosso país.

Mas não é somente visitando museus e prédios históricos que é possível se aventurar nas riquezas de uma região. A gastronomia também é um forte indicativo sobre as raízes culturais das pessoas que ali vivem. Conhecer a culinária de uma região, fazendo com que ela se torne parte da experiência, se dá o nome de turismo gastronômico, que tem ganhado muitos adeptos por todo o mundo.

Quem opta por esse passeio em busca de novas sensações e sabores, entende que os pratos típicos contam uma história e intensifica a experiência da viagem. Mas o turismo gastronômico vai muito além de visitar os restaurantes mais tradicionais. Um breve passeio pelas feiras e mercados municipais pode enriquecer muito o repertório culinário como acontece no sul da Bahia, em especial Prado, munícipio que apresenta uma combinação primorosa de cenários paradisíacos e comidas únicas, ideal para essa modalidade. 

A cidade, chamada de Caribe brasileiro, guarda verdadeiros tesouros turísticos e gastronômicos. Por lá, é possível experimentar o famoso tempero baiano em combinações incríveis da culinária internacional. Neste contexto, a moqueca também merece seu lugar de destaque. Feita com peixes, frutos do mar e tomate, a moqueca baiana ainda leva azeite de dendê, leite de coco e pimentão, diferente das moquecas Brasil afora. Outro prato muito conhecido e um dos mais prestigiados é o bobó de camarão.A diversidade gastronômica na cidade, em especial no famoso Beco das Garrafas, é imensa e as descobertas podem levar a um mundo e novas possibilidades, aromas e sabores. 

Para quem ficou com água na boca, a sugestão de hospedagem na cidade é a Pousada Casa de Maria (www.pousadacasademaria.com.br). O local possui o “Selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, que garante o cumprimento dos protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. O estabelecimento possui 24 apartamentos, todos devidamente equipados com ar-condicionado, Smart tv, frigobar livre e ventilador de teto, cofre digital além dos itens do banheiro como amenities, secador de cabelo e espelho de aumento flexível. Na área de lazer, há espaço para massagem, piscina, sauna, e um aconchegante bar e restaurante. 

Em se tratando de gastronomia, os hóspedes poderão conferir em primeira mão o novo menu da pousada. No novo cardápio, foram adicionados deliciosos pratos individuais, a saber: Risoto de Camarão, Risoto de Filé Mignon com Shitake, Medalhão de Filé Mignon com Legumes, Parmegiana de Frango, Filé de Budião ao Molho Verde e Camarão VG ao molho de Pitanga com Arroz de Coco.

Já na cartela de drinks, destaque para as criações do Moquém Pascoal que, comandada por Thairo de Freitas, graduado em Engenharia de Alimentos, objetiva oferecer uma inesquecível experiência sensorial através de coquetéis alcoólicos e não alcoólicos. A empresa teve início em outubro de 2018 com a proposta de harmonizar as bebidas com defumados e embutidos, daí o nome “Moquém”, palavra de origem ameríndia que retrata o instrumento usado pelos nativos indígenas para conservar a carne. Já o “Pascoal” faz referência ao Monte Pascoal, imponente monte situado na região das costas das baleias.

A Casa de Maria é um estabelecimento Pet Friendly e sustentável. Mais informações: www.pousadacasademaria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.