Suiça conquista os brasileiros

 

De janeiro a dezembro de 2012 para o mesmo período de 2013 houve um crescimento de quase 3% no número de turistas. Resultado deve-se às ações e aos investimentos do Switzerland Tourism

A Suíça é cada vez mais um destino de interesse para os brasileiros. Atraídos pelos belíssimos cenários de montanhas e lagos, charmosas cidades, estações de esqui de primeira linha, os famosos trens e relógios e também a culinária tradicional – que inclui queijos, chocolates e, claro, a fondue -, em uma perfeita combinação entre história e modernidade, os turistas daqui buscam cada vez mais a oportunidade de conhecer e retornar ao país.

Se durante o ano de 2012 o número de brasileiros por lá foi de 84.167, em 2013 ele passou para 86.529 – um crescimento de 2,8%. A expectativa é que em 2014 seja ainda maior, que em 2015 ultrapasse 90 mil e que em 2016 chegue à marca de 100 mil.

O período de janeiro a junho é geralmente o mais procurado – de 2013 para 2014 foi registrado um aumento de 2,7% no número de brasileiros (42.814 para 43.966), provavelmente graças às temperaturas mais amenas. Porém estamos perdendo o medo do frio e começando a visitar a Suíça também entre novembro e abril. Isso se deve, entre outros fatores, às quedas drásticas nos preços das passagens aéreas nestes meses e à qualidade da neve, ideal para a prática de esqui e snowboard, esportes cada vez mais populares por aqui. O crescimento nesta época do ano foi surpreendente: 5,9% (de 35.069 para 37.147).

O número de pernoites de brasileiros no país também teve uma elevação considerável. Passou de 201.298 entre janeiro e dezembro de 2012 para 206.378 na mesma época de 2013, o que representa 2,5% de diferença. Se considerarmos somente de novembro de 2013 a abril de 2014, em comparação com o mesmo período de 2012 para 2013, o aumento foi de 6,5%.

As cinco regiões preferidas dos brasileiros são, nesta ordem, Zurique, Genebra, Lucerna e Região do Lago Lucerna, Região do Lago Genebra – que inclui Montreux, Vevey e Lausanne – e, por fim, o Oberland Bernês, onde ficam Interlaken e Jungfrau.

As razões para o crescimento

O crescente sucesso da Suíça se deve principalmente às ações desenvolvidas pelo Switzerland Tourism, a Embaixada da Suíça no Brasil e o órgão Presença Suíça. Um dos melhores exemplos é o projeto House of Switzerland, realizado no Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo de 2014, que foi um espaço de funcionamento diário onde a cultura dos dois países se misturava e brasileiros e suíços assistiam juntos aos jogos de futebol.

Outra iniciativa bem-sucedida foi ter o país como cenário dos primeiros capítulos da novela “Império”, da TV Globo, que ocupa a faixa das 21 horas. Foram gravados flashbacks da trama em Genebra com a participação dos atores Chay Suede e Adriana Birolli.

Além disso, houve a quebra do mito dos preços altos. Em comparação com outros destinos europeus, atualmente gasta-se pouco na Suíça com hospedagem, alimentação, transporte e compras – a verdadeira paixão dos brasileiros.

Vale lembrar que vários parceiros do Switzerland Tourism investiram em divulgação ao mercado brasileiro nos últimos anos. Entre eles, Zurique, Genebra, Basileia, Lucerna/Monte Titlis, Berna/Gstaad/Região de Jungfrau, Engadin St. Moritz, Interlaken/Ferrovias Jungfrau, Ticino, Davos Klosters, Laax, Região do Matterhorn, Região do Lago Genebra (Montreux-Vevey-Lausanne) e as companhias Rhaetian Railways, Jungfrau Railways, Swiss Travel System e Swiss Quality Hotels.

Futuras ações

Nesta temporada 2014-2015, o Switzerland Tourism comemora 150 anos de turismo de inverno. Por causa da data especial, várias atividades desenvolvidas para a neve desde 1864 serão novamente oferecidas para os visitantes, entre elas as tradicionais corridas de esqui. As experiências disponíveis podem ser conferidas em www.myswitzerland.com/pt/suggestions/wintervacation.html – boa parte delas foi planejada para ocorrer nos resorts históricos de Engadin St. Moritz (http://www.engadin.stmoritz.ch/winter/en/activities/scintillating-st-moritz/150-years-of-winter-tourism/events/) e Davos Klosters (www.thepioneer.ch), onde o aniversário será comemorado com muita originalidade durante toda a estação.

Além disso, no final de novembro o Brasil receberá, pela primeira vez, a visita de Jürg Schmid, CEO do Switzerland Tourism. O objetivo da ação é descobrir desafios e oportunidades da Suíça enquanto um destino para os brasileiros, além de discutir estratégias com líderes do mercado de viagens e profissionais da mídia. Ao lado de Urs Eberhard, Vice-Presidente Executivo da entidade, Schmid passará por São Paulo e também pelo Rio de Janeiro, onde visitará a quadra da escola de samba Unidos da Tijuca. A atual campeã do grupo especial terá como enredo em 2015 “Um Conto Marcado no Tempo – O Olhar Suíço de Clóvis Bornay”. Uma equipe de carnavalescos esteve na Suíça para estudá-la e criar as alegorias e fantasias.

E já pensando nas atrações para 2015, o Switzerland Tourism lançará na primavera do Hemisfério Norte o Grand Tour of Switzerland, um circuito de aproximadamente 1.600 km que cruzará o país passando por vários pontos turísticos e lugares atrativos para excursões, conduzindo o visitante pelo que há de mais bonito na Suíça. O objetivo da iniciativa é mostrar todo o potencial de turismo local.

A rota, que deve ser percorrida durante os meses mais quentes do ano, foi pensada para todos os tipos de transporte, mas por sua extensão é recomendado o uso de carros particulares – o circuito poderá ser feito também por meio de transporte público.

A ideia de lançar o Grand Tour of Switzerland veio de um estudo do mercado de viagens alemão que confirma que passeios de ida e volta por um ou vários países cresceu mais de 27% em escala mundial entre 2009 e 2013. A partir de abril de 2015 materiais informativos sobre a rota estarão disponíveis.

Mais informações sobre o turismo da Suíça podem ser obtidas em
http://www.myswitzerland.com/pt/home.html.

Rolar para cima