SITA melhora conectividade da SNCF Voyageurs para setor aéreo enquanto cresce demanda por passagens de “trem + avião”

Companhias aéreas em toda a Europa passaram, cada vez mais, a oferecer opções de viagens intermodais, exigindo mais soluções em conjunto entre as operações aéreas e ferroviárias

Perfeita integração entre sistemas ferroviários e aéreos franceses proporciona uma viagem mais tranquila para os passageiros

– Em um momento em que mais companhias aéreas que operam na França oferecem aos seus passageiros passagens aéreas e de trem conjuntas, a empresa ferroviária francesa SNCF Voyageurs firmou parceria com a SITA, principal fornecedora de TI para o setor de transporte aéreo, para integrar suas atividades de back office às de suas empresas aéreas parceiras, de forma segura e transparente.

Uma solução atualizada da SITA, baseada em API (Interface de Programação de Aplicação), substitui uma anteriormente utilizada. O objetivo é melhorar significativamente o processo de check-in presente nas 20 estações ferroviárias onde está disponível o serviço integrado “Trem + Aéreo”.

Nos últimos anos, as companhias aéreas em toda a Europa passaram, cada vez mais, a oferecer opções de viagens intermodais, exigindo mais soluções em conjunto entre as operações aéreas e ferroviárias. A SITA tem desempenhado um papel fundamental na troca de dados entre empresas aéreas, aeroportos e demais stakeholders do setor. E as mesmas tecnologias também podem ser ampliadas para os transportes ferroviário, marítimo e outros meios para melhor integração com o transporte aéreo, proporcionando aos passageiros uma experiência mais atrativa.

Usando o serviço de API web da SITA, a SNCF Voyageurs agora pode receber e repassar detalhes das viagens e dos passageiros para as companhias aéreas parceiras. Dessa forma, a SNCF Voyageurs é notificada sobre qualquer passageiro que chega às estações ferroviárias e que tenha uma passagem de Trem + Aéreo. Isso possibilita o compartilhamento de informações com as empresas aéreas, confirmando que o passageiro embarcou no trem e está a caminho. Um benefício adicional dessa solução é que não há alterações nos processos das companhias.

A interface intuitiva da SITA ainda reduziu expressivamente, para menos de 30 minutos, o treinamento necessário para os agentes da SNCF Voyageurs, eliminando pré-configurações complexas do sistema. Os sistemas da SITA também garantem que todos os dados sejam recebidos, tratados e transmitidos em conformidade com os padrões da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) e do GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da Europa).

“Como temos vivenciado uma forte recuperação das viagens, a SITA está sendo crucial ao fornecer uma solução simples de usar e com uma rápida implantação, garantindo um trajeto tranquilo pela SNCF e pelas nossas companhias aéreas parceiras. Além disso, sua facilidade de uso permite que nossos agentes ofereçam uma experiência de viagem mais leve”, destaca Christophe Pouille, gerente de Produto Trem + Aéreo da SNCF Voyageurs.

“Cada vez mais, as pessoas estão exigindo uma jornada combinada, onde cada etapa da viagem – seja de avião, trem ou navio – esteja perfeitamente conectada. Nossa expertise no já altamente integrado setor de transporte aéreo foi decisiva para agrupar os principais stakeholders em um processo comum. Assim, essa experiência agora pode ser aproveitada para outros meios de transporte”, finaliza Sergio Colella, presidente da SITA para a Europa.

Sobre a SITA

A SITA é uma provedora de TI para o setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Nossa tecnologia possibilita viagens aéreas mais integradas, seguras e sustentáveis.

Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da SITA impulsionam a eficiência operacional em mais de 1.000 aeroportos, ao mesmo tempo em que cumprem a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas para clientes em todo o mundo. A SITA também fornece soluções de tecnologia que auxiliam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar o equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens eficientes. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 60% da troca de dados da comunidade do transporte aéreo.

Em 2021, a SITA tornou-se uma empresa certificada CarbonNeutral® pelo The CarbonNeutral Protocol – padrão global líder para programas neutros em carbono. Estamos reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em todas as nossas operações por meio de nosso programa Planet+, reconhecido pela ONU, ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções para ajudar a indústria da aviação a atingir seus objetivos de redução de carbono, incluindo redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional. Em 2022, anunciamos nosso compromisso de estabelecer metas de redução de emissões baseadas na iniciativa Net-Zero Standard, do Science Based Targets, uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).

A SITA é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.

Para mais informações, acesse www.sita.aero

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.