Sistema Fecomércio RN recebe missão técnica vinda do Sul do país para conhecer ações executadas pela entidade em prol do turismo local

Comitiva cumpre agenda em São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Parnamirim, municípios atendidos pelo programa DEL Turismo, do Senac RN

 – O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, recebeu, na manhã desta segunda-feira (22), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, uma comitiva de prefeitos e representantes do trade turístico da região Sul do país, que está em missão técnica no estado potiguar para conhecer as ações executadas dentro do Programa DEL Turismo.

No RN, o programa é desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW), nos municípios de São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Parnamirim.

“Estamos recebendo em nosso estado, uma comitiva de autoridades e especialistas em turismo que vieram conferir in loco o poder de transformação que o DEL tem levado aos municípios atendidos no RN. Este programa que é um verdadeiro conceito de inovação e otimização que o Sistema Fecomércio RN tem tido a honra de introduzir nas cidades potiguares e que é fruto de uma parceria que vimos lapidando há mais de uma década”, disse o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Metodologia inspirada no modelo alemão, com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios do RN e a Alemanha, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico. Entre as diversas ações e resultados já contabilizados pelo DEL Turismo no RN, está a projeção internacional que o programa trouxe aos municípios participantes, reconhecendo-os entre os 100 destinos mais sustentáveis no mundo pela fundação holandesa Green Destinations. Além da certificação inédita na América Latina para Tibau do Sul, como o primeiro destino turístico brasileiro a receber a certificação Padrão de Destinos Verdes.

“O DEL Turismo tem contribuído com esses municípios, executando ações que envolvem governança e sustentabilidade. Um trabalho que conta com a valiosa participação de entes públicos e privados, por meio de Conselhos de Turismo e Câmaras Técnicas. Um esforço conjunto, que tem se tornado um enorme diferencial competitivo”, destacou Queiroz.

O diretor da Facisc, Rogério Maldaner, destacou sobre a parceria entre os munícipios. “Agradeço esse empenho e dedicação da Fecomércio em nos receber e organizar esse momento. Todo esse trabalho do DEL é feito por meio de uma estrutura que conta com várias entidades e essa é a riqueza do DEL: uma visão global, uma visão solidária e que compartilha boas práticas e que nos traz essa sensação de estarmos no caminho certo”, declarou o diretor.

Após o momento de recepção, a comitiva realizou uma visita técnica no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, complexo voltado para a formação de profissionais do segmento turístico. A missão cumpre agenda nos munícipios potiguares durante toda a semana.

Participam da comitiva o diretor do DEL-Fascisc, Rogério Maldaner; o Coordenador do DEL- Fascisc, Osmar Vicentim; a engenheira técnica da Prefeitura de Itá (SC), Marta Inês Bender; o diretor da ACIPEN SC, João Eduardo Sensei; a presidente da AEMB SC, Bianca Seibt; a técnica de Turismo de Bombinhas SC, Keli Regina; a coordenadora do Projeto Verena no Senai RN, Amora Cavalcanti; o prefeito de Piçarras SC, Tiago Maciel; o diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta; a diretora Administrativo-Financeira do Senac, Rafaela Sampaio; o diretor de Educação Profissional do Senac RN, Gedson Nunes; o consultor de longo prazo dos programas DEL Turismo e Verena, Andreas Dohle; e o coordenador Regional do DEL Turismo do Senac RN, Marcelo Milito.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.