Em pleno outono, é tempo de magusto e de explorar a apicultura na Quintinha de Monserrate; observar cogumelos no Parque da Pena; e descobrir a mata relíquia do Convento dos Capuchos
Há maravilhas da natureza que são exclusivas do outono. Novembro é o mês ideal para aproveitá-las ao máximo, pelo que a programação da Parques de Sintra para este mês dedica especial atenção a esta temática. Para celebrar o São Martinho e a castanha, rainha da estação, há um magusto à moda antiga na Quintinha de Monserrate. No Parque da Pena, esta é a melhor altura para apreciar as formas e cores dos cogumelos durante um passeio. Outro lugar que vale a pena explorar é a mata relíquia do Convento dos Capuchos, cuja magia é adensada pela cores e aromas desta época. Para as abelhas, outono não é sinónimo de menos trabalho. Na Quintinha de Monserrate, será possível aprender mais sobre elas e sobre o trabalho dos apicultores.
Antecipando o Dia de São Martinho, na Quintinha de Monserrate, no dia 10 de novembro, domingo, às 10h30, recria-se o tradicional magusto, na companhia de divertidos personagens, típicos saloios da região de Sintra. “A Quintinha celebra o Magusto” convida as famílias a celebrar esta data, participando não só na preparação da festa, mas também nas restantes tarefas do dia a dia na quinta. No final, saboreiam-se castanhas quentes e boas, com sal ou erva-doce, assadas à maneira antiga e com broas de castanha a acompanhar. O magusto completa-se com a lenda de S. Martinho contada com recurso a marionetes.
No luxuriante Parque da Pena, os protagonistas mais fascinantes da estação são os cogumelos. Estes misteriosos organismos não são animais nem plantas e assumem variadas formas e cores. No dia 30 de novembro, sábado, às 10h00, o passeio “Cogumelos e outros fungos no Parque da Pena”, conduzido por João Luís Baptista-Ferreira, micólogo e Professor Jubilado de Micologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, será uma oportunidade para observar a grande diversidade micológica da Serra de Sintra e perceber o papel vital deste grupo único de organismos na sobrevivência dos ecossistemas.
Noutro ponto da Serra de Sintra, há uma floresta que se torna ainda mais deslumbrante sob a luz dourada do outono: a mata relíquia do Convento dos Capuchos, que chegou até nós graças aos frades franciscanos que ali habitaram e a preservaram por via do seu profundo respeito pela natureza. A 9 de novembro, às 15h00, o programa “A Floresta dos Frades” leva à descoberta deste lugar místico, onde os frades encontravam alimento e remédio para o corpo e para o espírito. Após a visita ao Convento, os participantes são desafiados a penetrar na mata para, envolvidos pelas cores e pelos aromas da estação, partirem à descoberta das principais espécies de árvores e plantas que a compõem.
Ao longo do ano, o trabalho das abelhas nunca acaba e o outono não é exceção. Na Quintinha de Monserrate, é possível vê-las em ação, conhecê-las melhor e saber mais sobre a apicultura. A atividade “Um dia quero ser apicultor”, agendada para 17 de novembro, às 15h00, começa com uma breve palestra sobre o mundo das abelhas, que dá a conhecer ao pormenor os habitantes da colmeia, as suas funções e o que produzem. De seguida, já no apiário e equipados como verdadeiros apicultores, com fatos de proteção e luvas, os participantes podem observar o interior de uma colmeia, as diferentes abelhas, o mel, o pólen e os favos onde vivem.
Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano. Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.
Informação completa sobre a programação e aquisição de bilhetes no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/
A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.
Nos últimos dez anos, as áreas sob gestão da empresa (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 25 milhões de visitas.
A Parques de Sintra é detentora de onze World Travel Awards para Melhor Empresa do Mundo em Conservação, que venceu consecutivamente entre 2013 e 2023.
São acionistas da Parques de Sintra a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.
Toda a informação sobre a Parques de Sintra pode ser consultada em www.parquesdesintra.pt.