Sinos da Igreja da Conceição da Praia voltam a tocar simultaneamente depois de 30 anos

Sem funcionar por mais de 30 anos, os 16 sinos da Basílica Santuário Nossa Senhora Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador, voltaram a ecoar, com a ajuda de um sistema totalmente automatizado, na manhã deste domingo (2). O vice-governador João Leão esteve no santuário e acompanhou a inauguração dos equipamentos, que foi marcada por uma missa celebrada pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Sérgio Rocha.

“Vamos dobrar os sinos! É uma coisa maravilhosa a Bahia voltar a ter essa dobração. Fico muito feliz de viver esse momento. Já são nove igrejas passando por esse processo. Viva à Bahia”, comemorou Leão.

Reativação – A articulação que permitiu a instalação do moderno sistema e a reativação dos sinos foi feita pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), por meio do projeto Resgate dos Sinos. “A Conceição da Praia é a padroeira da Bahia e esta igreja é a única com 16 sinos de diferentes pesos e tamanhos e isso permite que os equipamentos toquem música sacra, algo inédito no Brasil e tudo isso faz com que seja um dia muito especial”, enfatizou o titular da pasta, Fausto Franco.

Com a instalação deste novo sistema, os 16 sinos podem tocar simultaneamente e são capazes de tocar até músicas sacras, como pôde comprovar os que assistiram à missa deste domingo. “A volta dos sinos, para nós, é motivo de celebração. Os sinos estão conosco desde o início da nossa história e não podiam se apagar. Agora, em plena pandemia, eles trazem alegria e esperança”, revelou a juíza da Irmandade da Basílica, Marília Gabriela.

Com 147 anos de fundação completados no último dia 8 de dezembro, a igreja da Conceição da Praia é a sétima a ser contemplada pelo Resgate dos Sinos. Ao todo, seis templos da capital já foram beneficiados: Igreja da Ajuda; de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; de Nossa Senhora da Graça; de Santo Antônio da Barra; de São Domingos de Gusmão; e do Santíssimo Sacramento do Passo. No interior, a primeira foi a de São João Batista, no Quadrado de Trancoso, em Porto Seguro.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.