Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Simpósio Brasil-Alemanha em Natal dias 19 e 20 abordará energia solar‏

O Sistema FIERN, através do SENAI-RN, realizará segunda e terça-feira, 19 e 20, no auditório do CTGAS-ER, o I Simpósio Brasil-Alemanha de Energias Renováveis (BAER) sobre “Energia solar fotovoltaica: tecnologia, oportunidades, barreiras a serem superadas, facilitadores e melhores práticas”.

Durante dois dias, pesquisadores, gestores, investidores e fabricantes de parques solares estarão em Natal para discutir a conjuntura do desenvolvimento tecnológico e a massificação do uso de sistemas fotovoltaicos na Alemanha, com o objetivo de aplicar as lições aprendidas para o desenvolvimento de uma indústria solar no Brasil.

O diretor do SENAI-RN, Afonso Avelino, explica que a idéia é caracterizar o ambiente brasileiro, em especial o Nordeste e potiguar para identificar os direcionadores que sejam úteis ao governo, indústria e academia. “Haverá uma série de palestras com pesquisadores e empresários sobre a importância da exploração desse tipo de energia, com fabricantes falando sobre tecnologias, além de termos instituições financeiras que poderão fazer esse elo e atrair novos investidores para o Rio Grande do Norte”, frisou.

“Esperamos que este evento possa ajudar a delinear o desenvolvimento da indústria nacional na cadeia produtiva de energia solar fotovoltaica no Brasil”, enfatiza o cônsul honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert.

Em médio prazo, o Rio Grande do Norte deverá presenciar a instalação de parques solares – áreas recobertas por painéis fotovoltaicos que captam a energia do sol e a transformam em eletricidade, cuja energia é integrada à rede de produção do país. Além dos parques, outra iniciativa inovadora é a geração de energia solar em residências, com placas instaladas sobre casas e prédios, que poderá ser revertida na conta de luz.

Com mais de 300 dias de sol por ano e baixa ocorrência de formação de nuvens, o Rio Grande do Norte é um dos Estados com maior potencial solar do país. Apesar da abundância, ainda não há exploração em larga escala no Estado deste tipo de energia. “O uso ainda é restrito a construção civil e por hotéis e pousadas, como forma de reduzir custos com energia elétrica. Precisamos ampliar e para isso é necessário novas tecnologias e investimentos”, observou Avelino.

O simpósio de alto nível técnico gerencial terá foco na prospecção de energia solar fotovoltaica (transformação de energia luminosa em energia elétrica) e de oportunidades conjuntas entre Brasil e Alemanha – países com potencial e recursos significativos – e desponta como oportunidade para troca de tecnologias e investimentos diretos em novos projetos, em um segmento cujo crescimento está em franca expansão.

Entre os palestrantes estão o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, e o diretor do Instituto Alemão Fraunhofer-Institut für Solare Energie system, Prof. Dr. Eicke Weber, que ministra palestra sobre “Potencial solar desperdiçado no mundo e as contribuições da experiência alemã para o desenvolvimento de novos projetos”.

A metodologia sobre o sistema de compensação de energia através da micro e minigeração distribuída no Brasil, análise de custos em sistemas fotovoltaicos e suporte aos empreendedores em sistemas fotovoltaicos será apresentada em painel, pelo vice Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do CTGAS-ER, Flávio Azevedo.

Simpósio é fruto da parceria FIERN e Instituto alemão

Em junho do ano passado, o Consulado da Alemanha em Natal, intermediou o contato da FIERN e do CTGAS-ER com o maior Instituto de pesquisa em energia solar da Europa, o Fraunhofer ISE. O encontro resultou, três meses depois, em um termo de cooperação assinado entre as três instituições. Desde 2010, mpresários potiguares vêm, a cada ano, intensificando as relações com o Estado alemão da Renânia Palatinado, por meio de visitas de delegações dos estados alemão e potiguar.

“O Simpósio Brasil-Alemanha sobre energia solar fotovoltaica é resultado destas parcerias. A Alemanha apresentará sua experiência e o Brasil o seu existente potencial para geração de energia fotovoltaica”, observa o cônsul honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert.

Das 20 palestras, dez caberão à Alemanha. Além do diretor geral do Fraunhofer ISE, Prof. Dr. Weber, e pesquisadores, estarão em Natal representantes do Schmid Group (grupo de fábricas de painéis fotovoltaicos), do Banco alemão de Desenvolvimento KfW Bankengruppe/ DEG invest, da Agência Alemã de Cooperação Internacional – GIZ, entre outras instituições.

Do lado brasileiro, estão a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Superintendência de regulação de serviço de distribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Secretaria Nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, a CODEVASF, o SEBRAE, a CHESF, o BNDES, a Petrobras a FIERN e o SENAI.

PROGRAMAÇÃO

DIA 19

(08:00 – 08:30) CREDENCIAMENTO E CAFÉ DA MANHÃ DE BOAS VINDAS

(08:30 – 10:30) SOLENIDADE DE ABERTURA

(10:30 – 11:30) PALESTRAS MASTER

Chairman: Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia – Sr. Altino Ventura Filho

1: Sr. Eduardo Tosta (30’)

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

Desenvolvimento da cadeia produtiva em energia solar fotovoltaica no Brasil.

2: Prof. Dr.Eicke R. Weber (30’)

Diretor do Instituto Fraunhofer para  Sistemas de Energia Solar – ISE e presidente da Aliança Fraunhofer de Energia. Potencial solar desperdiçado no mundo e as contribuições da experiência alemã para o desenvolvimento de novos projetos.

(11:30 – 12:00) DEBATES

(12:00 – 13:00) VISITAÇÃO ÀS INSTALAÇÕES DO CTGAS-ER

(13:00 – 14:00) INTERVALO (ALMOÇO)

(14:00 – 15:00) SESSÃO 2 : RECURSO SOLAR E TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA

Chairman: (A definir)

Recurso solar disponível no Brasil, sua metodologia de medição; estado da arte da tecnologia fotovoltaica e iniciativas em pesquisa e desenvolvimento no Brasil.

Palestras

  – Estado da arte em tecnologias fotovoltaicas

Dr. Harry Wirth (20’)

Diretor da Divisão de Módulos Fotovoltaicos, Sistemas e Confiabilidade do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar.- ISE

 – Recurso solar no Brasil

Dr. Enio Bueno Pereira (20’)

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – CCST

 – Panorama brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em energia solar fotovoltaica

Sr. Bruno Soares (20’)

Pesquisador do Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER)

(15:00 – 15:30) DEBATES

(15:30 – 16:00) COFFEE BREAK

(16:00 – 17:20) SESSÃO 3 : CONFIABILIDADE EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Chairman:  (a confirmar)

Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica  (ABINEE)

Processo de garantia de qualidade e confiabilidade dos módulos fotovoltaicos; projetos alemães de fábricas de painéis e componentes fotovoltaicos e processo de certificação de equipamentos na Alemanha.

Palestras

 – Garantia de Qualidade  para plantas fotovoltaicas

Dr. Harry Wirth (20’)

Diretor da Divisão de Módulos Fotovoltaicos, Sistemas e Confiabilidade

Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar.- ISE

– Confiabilidade dos módulos fotovoltaicos com foco no nordeste brasileiro

Eng. Claudio Ferrara (20’)

Chefe do Departamento de intemperismo e Confiabilidade

Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar.- ISE

 – Experiência Alemã na produção de módulos e componentes folovoltaicos

Mr. Uwe Habermann (20’)

Diretor de Vendas | Business Unit,  PV SCHMID Group

– Processo de certificação de equipamentos para indústria fotovoltaica na Alemanha

Eng. Claudio Ferrara (20’)

Chefe do Laboratório de Testes de Módulos Fotovoltaicos, Sistemas e Confiabilidade

Fraunhofer-Institut für Solare Energiesysteme ISE

 (17:20 – 17:50) DEBATES

DIA 20

(08:00 – 08:20) CREDENCIAMENTO

 (08:20 – 08:40) PALESTRA  DE ABERTURA: Usina Fotovoltaica de Alto do Rodrigues – UFVAR                Sr. Clovis Correa da Silva Neto

Gerente de Negócios de Energias Renováveis da Petrobras

(08:40 – 09:50) SESSÃO 4 :  MICRO/MINI GERAÇÃO E CUSTOS

Chairman: Sr. José Bione de Melo Filho

Gerente da Divisão de Eficiência Energética e Desenvolvimento Tecnológico da CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

Metodologia sobre o sistema de compensação de energia através da micro e minigeração distribuída no Brasil, análise de custos em sistemas fotovoltaicos e suporte aos empreendedores em sistemas fotovoltaicos.

Palestras

 – Regulamentação da Micro e Minigeração no Brasil – Sistemas conectados à rede

(palestrante a definir) (20’)

 – Análise de custos de Sistemas Fotovoltaicos (Levelized costs)

Rubens Brandt (20’)

Grupo Energia

 – Perspectivas de utilização de energia fotovoltaica na agricultura irrigada no Brasil

Sr. Almir Silva (20’)

Secretaria Nacional de Irrigação do Ministério da Integação Nacional

 – Capacitação Empresarial para Cadeia Fotovoltaica

Sr. João Hélio Cavalcanti (20’)

Diretor Técnico Regional

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

(09:50 – 10:20) DEBATES

(10:20 – 11:20) SESSÃO 5: VIABILIDADE ECONÔMICA

Chairman: Axel Geppert, Cônsul Honorário da Alemanha no RN

Análise de sensibilidade de projetos fotovoltaicos, através de um estudo de caso e linhas de financiamento para a implementação de um empreendimento fotovoltaico.

Palestras

–  Apresentação do arranjo produtivo “ Solar Cluster” no Estado alemão de Baden-Württemberg

Dr. Carsten Tschamber (20’)

Diretor do Solar Cluster de Baden-Württemberg

 – Linhas de Financiamento em energia solar fotovoltaica no Brasil

(a confirmar) (20’)

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

  –  Linhas de Financiamento em energia solar fotovoltaica no Brasil

Mariana Bormann (20’)

Diretora para o Brasil e Mercosul do KfW Bankengruppe/ DEG invest  (Banco alemão)

(11:20 – 11:40) DEBATES

(11:40 – 12:10) INTERVALO (COFFE BREAK)

(12:10 – 13:40) SESSÃO 6 ;  RECURSOS HUMANOS E PARCERIAS

Chairman: Afonso Avelino Dantas Neto – Diretor Regional do SENAI

Formação de profissionais para o setor de energia solar fotovoltaica e a cooperação Brasil-Alemanha  na área de energias renováveis e eficiência energética.

Palestra

 –  Formação de profissionais para a indústria fotovoltaica

Cândida Amália (15’)

Diretora Executiva do CTGAS-ER

  – Projeto piloto de Dessalinização com energia solar patrocinado pelo Governo da Alemanha e implantado no CTGAS-ER, e Qualificação profissional em construção de edificações passivas no Rio Grande do Norte

Eng. Thorsten Pollatz (15’)

RLP AGROSCIENCE

– Apresentação sobre o ISI – Instituto Senai de Inovação – Energias Renováveis

Dr. Wilson da Mata

Diretor do ISI Energias Renováveis

Assinatura do Termo (10’) (a confirmar)

Cooperação para qualificação profissional em construção de edificações passivas

AgroScience, HWK Trier, SENAI, CTGAS-ER, UFRN

(13:40 – 14:10) SÍNTESE DO SIMPÓSIO

ENCERRAMENTO

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem