Setur discute eventos turísticos com trade

O novo calendário turístico de Salvador foi discutido pelas empresas do trade e o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, na manhã desta sexta-feira (3), no Centro de Convenções, em Salvador. Esse calendário, que inclui o Espicha Verão, Salão Baiano de Turismo, Stock Car e São João como novos produtos turísticos, foi avaliado positivamente pelos empresários, ainda que considerem que esses eventos podem render mais do ponto de vista do fluxo turístico.
“O governo já fez a sua parte. Agora é preciso que nós façamos a nossa”, disse o gerente do hotel Tullip Inn, Alenaldo Cerqueira, presente no encontro que abordou a Stock Car, São João, Copa das Confederações e Salão Baiano de Turismo.
A quinta edição do GP Bahia da Stock Car será realizada no próximo dia 19 de maio, no circuito de rua Ayrton Senna, no Centro Administrativo (CAB). Segundo Leonelli, o evento injeta algo em torno de R$ 20 milhões na economia. “Inauguramos um novo calendário turístico, e a Stock Car, um desses eventos, gera pelo menos três mil vagas temporárias e a atração de cinco mil turistas”, explicou.
De acordo com Sílvio Pessoa, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, a cerca de duas semanas do GP Bahia da Stock Car os hotéis próximos ao circuito, como Sol Bahia, Catussaba, Stela Maris, contam com reservas no patamar de 90% para o período do evento.
Dentre as sugestões do trade para intensificar a venda de pacotes para o próximo ano está a maior aproximação entre empresas baianas, Bahiatursa e Vicar, organizadora da Stock Car, e o incremento da programação do evento, com atrativos culturais que agradem ainda mais ao público.
São João e Copa das Confederações – As principais atrações do São João e novidades tecnológicas para a Copa das Confederações também foram anunciadas. Durante a Copa das Confederações, o forró estará garantido no Centro Histórico de Salvador. Os shows serão realizados de 20 a 30 de junho, mas a festa começa no dia de Santo Antonio (13), com o tradicional concurso de quadrilhas na Praça Municipal.
Pelo palco principal, que será montado no Terreiro de Jesus, passarão artistas e bandas de forró consagradas, como Alceu Valença, Gilberto Gil, Targino Gondim, Adelmário Coelho, Estakazero, Zelito Miranda, dentre outros. Os festejos serão realizados pela Bahiatursa em parceria com o Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria da Cultura.
Durante a Copa das Confederações, o Sistema Integrado de Informações Turísticas, que já conta com o portalwww.bahia.com.br e o Disque Bahia Turismo (71 3103-3103) ganhará duas novas ferramentas: o site Bahia Turismo Copa e um aplicativo que leva o mesmo nome. Somam-se a essas ferramentas o receptivo especial dos Guias e Monitores, com experiência de seis anos de atendimento durante o Carnaval.
Salão Baiano de Turismo bem avaliado pelo trade
Realizado há menos de um mês, a segunda edição do Salão foi discutida por Leonelli, representantes do trade e pela equipe da Bahiatursa. A avaliação geral foi positiva, tendo em vista que o evento se consolida no calendário do turismo baiano e cumpre a função de divulgar o destino Bahia.
“Repetiu-se o sucesso do ano passado e agora recebemos 12 mil visitantes, dentre eles, 70 jornalistas e 300 agentes e operadores de viagem. Em termos de divulgação da Bahia, o Salão foi ótimo e a venda do destino foi muito positiva”, destacou Leonelli.
Para o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, o retorno do Salão Baiano de Turismo também foi positivo para os municípios que participaram do evento. “Todas as zonas e todos os produtos turísticos do estado estiveram presentes. Mais de 70 gestores municipais também estiveram aqui reunidos e falaram muito bem. Agora eles buscam maior interação com os empresários do trade para divulgarem e venderem mais os destinos da Bahia, mas, para eles, o Salão cumpriu seu papel”, contou.
Já Luís Henrique Amaral, presidente seção Bahia da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), sugeriu para a próxima edição um destaque ainda maior para a gastronomia baiana. A ideia é criar um circuito gastronômico nas regiões turísticas do estado dentro do Salão. “Assim vamos legitimar ainda mais a participação das zonas turísticas da Bahia, envolvendo os municípios. Também podemos fazer um concurso gastronômico ligado à produção associada”. Para Amaral, esses seriam diferenciais para atração de um número ainda maior de público para o evento.
Este ano, o Salão contou com 102 estandes comerciais e 32 institucionais. Entre os expositores estão as 13 zonas turísticas do estado, 78 municípios e 20 segmentos turísticos. O Núcleo do Conhecimento realizou 12 palestras, quando 50 convidados debateram temas como Nova Classificação Hoteleira, Inclusão Social e Economia do Turismo na Bahia, Segurança em Megaeventos e Impactos Socioeconômicos no Turismo da Ponte Salvador-Itaparica.
Para mostrar a diversidade cultural da Bahia, 42 grupos artísticos, músicos e peças de teatro apresentaram-se durante os cinco dias do evento. Também configuraram-se como destaques do Salão os seis cicloramas com cenários da Bahia e a maquete.