Setur-BA é homenageada nos festejos do Senhor do Bonfim  

 

A terceira noite da novena dos festejos do Senhor do Bonfim, no sábado (6), na Colina Sagrada, em Salvador, foi de homenagens ao turismo baiano, com a participação de autoridades, empresários e profissionais do setor. Em 2024, a Igreja do Bonfim completa 270 anos de criação, sendo um cartão-postal icônico. A celebração teve como paraninfo o titular da Secretaria de Turismo do Estado ( Setur-BA), Maurício Bacelar, que também tomou posse como membro da Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim. 

 

 “ Toda a equipe do Governo do Estado que se dedica ao turismo está honrada com essa homenagem, extensiva ao trade e à sociedade civil organizada, que atuam em parceria conosco. Uma noite com um significado motivacional muito forte, para continuarmos trabalhando firmes pelo fortalecimento do setor, que tem na devoção ao Senhor do Bonfim uma de suas expressões mais representativas”, declarou o secretário Bacelar. 

 

 

 “A Igreja do Bonfim é referência da nossa fé católica, do turismo religioso e também do sincretismo, porque convivemos pacificamente com as demais religiões. No contexto das celebrações deste ano, destacamos a vocação turística da basílica. Agradecemos à Setur-BA e aos demais agentes envolvidos, pelo trabalho em prol do setor que é uma grande fonte de renda para o nosso estado “, ressaltou o pároco Edson Menezes, reitor do Santuário do Bonfim. 

 

Segundo o presidente do Conselho Baiano de Turismo ( CBTur), Roberto Duran, “ a Colina Sagrada é um dos sete pontos turísticos mais visitados de Salvador e marca a influência da Igreja Católica sobre a nossa população, além de ser um vetor para o incremento do turismo religioso em nossa capital “. 

 

A igreja, hoje Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, foi erguida em 1754, mas só seria concluída após intervenções ao longo dos séculos 18 e 19. Em 1938, o templo foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional. Ele abriga uma das maiores devoções do Brasil e deu origem à tradicional Lavagem do Bonfim, a maior festa do sincretismo religioso baiano, que acontece em Salvador, na próxima quinta-feira (11). 

 

 “ O Estado contribui para a organização dos festejos do Bonfim, além de garantir segurança e saúde aos milhares de baianos e turistas que irão participar da Lavagem, uma reunião de católicos e adeptos de religiões de matriz africana. Teremos, pelo segundo ano consecutivo, o bloco do trade turístico, que tem o nosso apoio, como forma de promover essa importante festa popular da Bahia”, explicou o secretário Bacelar. 

 

 

 

Foto: AWB 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!