Setur-BA apresenta ao trade ações e indicadores  de crescimento do turismo no estado 

 

Índices que apontam para o crescimento no fluxo de visitantes na Bahia e o balanço das ações realizadas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) no setor, em 2021, foram apresentados pelo órgão a lideranças do trade turístico, nesta quarta-feira (15), na sede da Setur-BA, em Salvador. 

Entre abril e novembro deste ano, o movimento de passageiros nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista cresceu 166%. No período, a ocupação hoteleira na capital aumentou 43,4%; e o fluxo de passageiros e veículos na travessia ferry-boat Salvador-Itaparica teve crescimento de 109,6%; enquanto a movimentação nos pedágios das rodovias baianas subiu 16,5%. Nos últimos oito meses, o consumo de energia elétrica das empresas de atividades turísticas aumentou 8,4%. 

A secretaria elaborou protocolos de biossegurança e realiza cursos de capacitação e qualificação para profissionais, empresários e gestores municipais. Há investimentos em sinalização turística, requalificação urbana e infraestrutura. A principal intervenção é na Baía de Todos-os-Santos, com obras para o turismo náutico e cultural e investimento de 70 milhões de dólares. 

O órgão também intensificou a promoção do destino Bahia nos principais eventos de turismo, nacionais e internacionais, como a Abav Expo & Collab, o Festival de Turismo de Gramado, o São Paulo Boat Show e a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), além de roadshows nos principais polos emissores de turistas do Brasil. 

A prospecção de voos junto às companhias aéreas resultou na retomada de rotas, como as saídas de Buenos Aires e Córdoba, na Argentina, para a capital baiana. A Setur-BA foi responsável pela articulação com o trade e os órgãos de saúde  federais, estaduais e municipais, para a autorização da entrada dos navios de cruzeiro em Salvador e Ilhéus. Houve ainda o apoio institucional da secretaria a eventos culturais, gastronômicos, esportivos e científicos.  

No setor elétrico, a Setur-BA alinhou ações para a alta temporada com a Neoenergia Coelba. A empresa realiza o Plano Verão, com o investimento de R$145 milhões em serviços de manutenção na rede elétrica, no litoral baiano e na Chapada Diamantina.  

“Os números mostram que o nosso planejamento tem dado certo e que estamos prontos para a escalada do turismo na Bahia, prevista pelo mercado, a partir de janeiro. Um esforço conjunto do Governo do Estado com todos os segmentos do setor”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.  

O Presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), Roberto Duran, elogiou as iniciativas da pasta. “A Setur-BA  tem abraçado as demandas para o desenvolvimento das atividades turísticas no estado. Está no caminho correto, e desejo que continue propondo ações eficientes.”  

Para a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia (Singtur), Rivanete Silva, “o encontro foi importante, para estreitar o relacionamento do estado com o trade, além de mostrar o que está sendo feito pelo governo, o que cria uma relação de credibilidade”. 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.