Servidores visitarão usina do Recicla Tibagi

Atividade de educação ambiental pode ser feita também por turistas

Tibagi é conhecida por suas belezas ímpares, como o Parque Estadual do Guartelá e cachoeiras, mas o turismo no Município não se resume aos atrativos naturais. Muita gente vem até a cidade para conhecer o programa Recicla Tibagi, referência nacional na gestão adequada do lixo domiciliar urbano. A procura é tanta que os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acamarti) já estabeleceram cronograma de recepção de visitas. Toda quinta-feira é dia de abrir as portas da usina de triagem, reciclagem, compostagem e produção de flores para turistas. Embora não pareça o lugar mais lindo para se fazer um passeio, a sede do Recicla, que comporta também o aterro sanitário, atrai cada dia mais pessoas interessadas em saber como tudo funciona e agora chegou a vez dos funcionários públicos da Prefeitura conhecerem o local. A Secretaria de Meio Ambiente inicia nesta semana programa de visitação dos servidores municipais ao Recicla.

A ação faz parte de programa de educação ambiental da recém-criada Secretaria. “Uma das nossas prioridades neste ano é a conscientização. Hoje já contamos com a colaboração da comunidade, mas precisamos manter estas ações educativas constantemente para que o programa continue sendo um sucesso”, defende Letícia Albuquerque, titular da pasta. Pelos próximos dois meses, todos os servidores serão conduzidos em grupos ao centro de tratamento de lixo.

Quem vai à usina passa a separar melhor o lixo em casa, segundo Letícia. “Recebemos grupos como de terceira idade e o resultado é sempre positivo. As pessoas voltam entusiasmadas porque veem como os trabalhadores se esforçam para reaproveitar todo o lixo e sentem mais vontade de colaborar”, avalia.

Para participar do passeio guiado, basta ligar no (42) 3916-2151 e agendar um dia. “A Prefeitura disponibiliza o transporte para estudantes, associações, conselhos e outras entidades da sociedade civil”, informa. Outra dica é para as empresas. “Os funcionários de um estabelecimento podem se organizar para agendar uma visita coletiva”, adiciona.

Iracema Moreira Lemos faz parte do grupo Feliz Idade, que integra mais de 30 idosos da Vila São José. Ela foi ao Recicla no final do ano passado e ficou impressionada. “Achei maravilhoso, melhor impossível”. Lauro Borges Campos acompanhou o grupo e se surpreendeu com a estrutura. “Há tanto tempo que eu moro aqui e não conhecia um lugar tão juntinho e tão lindo”, descreve.
Para manter o foco na educação ambiental durante todo o ano, a Secretaria deverá lançar outras ações. “Temos uma estrutura maravilhosa mas precisamos que o material chegue à unidade o mais limpo possível. É importante que em casa as pessoas separem direitinho o lixo úmido do seco”, diz a secretária, ressaltando que a participação direta dos associados da Acamarti no processo de educação também é essencial. “Faremos campanhas nos bairros e arrastões de educação ambiental em que os próprios associados devem passar de casa em casa”, adianta.

Dez toneladas ao dia

Aline Campos Taques, presidente da Acamarti, destaca que dez toneladas de lixo são coletadas diariamente nas residências da cidade e interior. “Todo esse material passa por triagem. O reciclável é comercializado e mais da metade é resíduo orgânico, que vira composto e é usado na produção de flores ornamentais”, explica. Desse montante, pelo menos 600 kg são coletados na varrição das ruas, também feita pela Acamarti. “Até o papel de bala que catamos nas ruas é reciclado”, assegura.

O Recicla Tibagi já recebeu vários prêmios nacionais, como o troféu Município da Sustentabilidade pelo Ministério do Turismo, o selo Ehco Cidade Limpa pelo Instituto Ambiental do Paraná, o título de Experiência Exitosa em gestão de resíduos pela Câmara dos Deputados federais e também o reconhecimento como Eco-Cidade 2011 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Nova sede

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem nova sede, ao lado do pátio de Obras da Prefeitura na avenida Manoel das Dores. O telefone continua sendo o (42) 3916-2151

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.