Serra Verde Express completa 18 anos de atividade no Paraná

trem da serra do mar

Empresa impulsiona turismo, gera empregos e renda no Estado

 

A Serra Verde Express completa, agora em maio, 18 anos de concessão da ferrovia Curitiba- Paranaguá (PR). Neste período, incrementou o turismo ferroviário do Paraná e se tornou a maior operadora de trens turísticos do Brasil. É considerada, hoje, referência no setor em todo  mundo e administra o único trem de luxo nacional.

 

Anualmente, cerca de 200 mil pessoas passeiam nos trens que circulam na Serra do Mar Paranaense movimentando o turismo local.  Com capacidade de transportar mais de 1.100 passageiros por viagem, os trens da Serra Verde Express são responsáveis por mais de120 empregos diretos em Curitiba e na cidade litorânea de Morretes. Por lá, estima-se uma geração de renda de mais de 27 milhões de reais, por ano, resultado do fluxo de turistas nos restaurantes e comércio local.

 

O sucesso do trem do Paraná ganhou o mundo e chamou a atenção da imprensa internacional. Jornais como “The Wall Street Journal”, dos Estados Unidos, e “The Guardian”, da Inglaterra, elegeram o passeio como um dos mais bonitos do planeta. O reconhecimento veio, também, da revista europeia “Objectif Rail”. No meio acadêmico deu-se a comprovação da importância do trabalho desenvolvido pela empresa. Em 2014, pesquisa realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) qualificou o trem da Serra do Mar Paranaense como o mais representativo produto turístico regional do Estado.

 

A qualidade dos serviços prestados  levou a operadora a expandir negócios para outros estados. Em 2009, a convite do Governo do Mato Grosso do Sul a Serra Verde Express assumiu a administração do Trem do Pantanal e  em 2010, passou a operar também o Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo.

 

Além do turismo ferroviário, a Serra Verde Express oferece pacotes turísticos, serviços de transfer, receptivo e eventos e é, hoje, uma das maiores empresas desse segmento, em Curitiba.

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.