Senac Barreira Roxa é o primeiro Hotel brasileiro a receber certificados da fundação internacional Green Destinations em reconhecimento à gestão sustentável e combate ao coronavírus

Frutos do trabalho realizado pelo Projeto Verena, os Selos Good Travel Seal e Virus-Aware Seal foram concedidos pela fundação holandesa Green Destinations

 O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa acaba de receber dois importantes certificados de excelência, concedidos de forma inédita no Brasil pela fundação internacional Green Destinations aos estabelecimentos atestados nas áreas de sustentabilidade e combate à transmissão de doenças virais.


Equipamento gerido pelo Sistema Fecomércio RN, o Hotel-Escola obteve o Good Travel Seal, selo que reconhece o compromisso de empresas turísticas nos campos da gestão ecológica, responsabilidade social e saúde e segurança.

O selo é fruto da análise de questionário e auditoria das rotinas de trabalho relacionadas à prevenção da exploração de crianças e adolescentes, acessibilidade, coleta de lixo e resíduos, patrimônio cultural, prevenção contra poluição, comunicação entre outros.

Após atingir a pontuação acima de 95% no processo de análise, o Barreira Roxa foi avaliado com as três estrelas que chancela os maiores níves necessários à certificação e que endossou a submissão e conquista de outro importante selo, o Virus-Aware Seal, concedido aos estabelecimentos turísticos reconhecidos por implantarem medidas de recuperação rápida e inteligente para o cenário pós-covid.

As novas certificações se somam ao ISO 21401:2020, selo de sustentabilidade concedido pela ABNT ao Hotel Barreira Roxa em agosto, e que o elegeu como único hotel na América Latina certificado por desempenhar um modelo de gestão sustentável. Conquistas que, segundo o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, demonstram o compromisso da entidade em oferecer serviços de excelência e que favorecem a atividade turística local.

“Desde o início da pandemia Covid, o Barreira Roxa tem servido de case e contribuído com outros estabelecimentos, em virtude da preparação que fizemos para hospedar os profissionais da área de saúde que atuam no combate à Covid-19. Em 2020 recebemos o O Travellers’ Choice do Tripadvisor e o Safe Travel do World Travel & Tourism Council, que referenda as boas práticas na área de biossegurança que implementamos. E neste ano, continuamos colecionando reconhecimentos internacionais. Frutos do cuidado que empreendemos para a sociedade como um todo, pois, além de oferecermos excelência e segurança ao público que usufrui dos nossos serviços, proporcionamos a divulgação internacional do nosso estado como um destino comprometido com a sustentabilidade”, disse Queiroz.

Todos os processos de submissão para o hotel Barreira Roxa concorrer às certificações na área do turismo sustentável foram viabilizados por meio do Projeto Verena – parceria internacional entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac e o Governo da Renânia-Palatinado, com execução através da Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier), na Alemanha – que tem como objetivo promover o crescimento econômico no setor de turismo e hospitalidade no Rio Grande do Norte.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.