Seminário proposto por Senador Jean reúne mais de 50 representantes de prefeituras do RN para debater manejo do lixo no estado

Evento online teve participação de especialistas que apresentaram alternativas para o trato dos resíduos sólidos

O mandato de Senador Jean realizou nesta quinta-feira (29) o I Seminário Potiguar de Gestão de Resíduos Sólidos – Lixo Zero. O evento online reuniu representantes de mais de 50 prefeituras, entre secretários, prefeitos e vice-prefeitos, além de vereadores, em um debate sobre o manejo do lixo. O seminário teve participação de especialistas, que palestraram sobre alternativas e soluções inovadoras para o trato dos rejeitos, com exemplos de experiências nacionais e internacionais.

“Essa ideia de ‘lixo zero’ é uma proposta exatamente igual ao que diz o enunciado: zerar a produção de lixo. À primeira vista parece uma tarefa impossível, mas não é. A minha vontade é que, no futuro, tudo o que descartarmos possa ser reutilizado de alguma maneira. Eu sei que isso não se faz assim, de uma hora pra outra. Contudo é preciso plantar as primeiras sementes. E este seminário que participamos agora é uma delas”, declarou Jean.

A proposta do evento, de acordo com o parlamentar, foi de apresentar aos representantes dos Municípios novas formas de tratar e destinar adequadamente o lixo, buscar maneiras inteligentes e que podem ser executadas pelas prefeituras.

Em sua fala, o professor Fernando Thomé Jucá, da UFPE, deu um panorama de experiências exitosas de gestão sustentável de resíduos sólidos no Brasil. Thomé Jucá mostrou exemplos em Pernambuco e na Paraíba e detalhou como ocorrem esses processos.

Kin Honda, gerente sênior da empresa Ernst & Young, apresentou um estudo com dados nacionais e internacionais do setor, além de falar sobre as possibilidades de financiamento desse trabalho.

Pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Sérgio Pinheiro, engenheiro sanitarista da pasta, explanou sobre as ações do governo acerca da destinação do lixo nas diferentes regiões do RN e informou sobre o andamento dos consórcios para funcionamento de aterros sanitários.

A promotora Mariana Barbalho, do Ministério Público do Rio Grande do Norte, falou no seminário sobre o projeto Lixo Negociado, uma iniciativa conjunta entre MPRN e Ministério Público do Trabalho, através da qual são feitos acordos com municípios potiguares para realização de ações que tragam resultados a curto prazo no manejo do lixo. A iniciativa visa a estimular a implantação de aterros sanitários, para se alcançar o fechamento dos lixões no estado.

Quem também participou do seminário foi Gláuber Nóbrega, da CTR Potiguar, que falou um pouco da experiência da empresa no setor no RN, além da proposição da ampliação desse trabalho.

O diretor-geral do Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema), Leon Aguiar, também esteve no seminário e destacou a importância do evento para a evolução das práticas de destinação final de lixo no Rio Grande do Norte. “Vimos aqui vários desafios, mas também uma proposta de união de forças para vencê-los e melhorar nossas condições”, disse.

“Cumprimos o primeiro passo em relação a esse tema que propomos no seminário, realizar esse debate e essa aproximação. Vamos partir para reunião com consórcios, avaliar recursos que podem ser trazidos para que fiquemos cada vez mais perto do lixo zero no descarte final, que é o maior objetivo”, declarou Senador Jean.

Para além do seminário, o Lixo Zero é um programa fixo no mandato de Jean, que tem uma equipe disponível para auxiliar prefeituras potiguares a tocar iniciativas relacionadas à destinação dos resíduos sólidos.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.