Seminário Internacional reúne trade e especialistas alemães em debates sobre sustentabilidade na atividade turística do RN

 

Evento foi realizado pela Fecomércio RN, com programação em Tibau do Sul (Pipa), Natal e convidados vindos da região da Baviera, na Alemanha

 

– Trazer sustentabilidade e inovação para o setor turístico do RN. Foi com esse objetivo que o Sistema Fecomércio RN realizou, entre os dias 27 e 28 e abril, o 1º Seminário Internacional de Turismo Sustentável, em Tibau do Sul e Natal. O evento reuniu mais de 200 pessoas, entre empresários, profissionais, entidades representativas e acadêmicos, em uma programação sobre as práticas sustentáveis realizadas na região da Baviera, na Alemanha.

 

Fruto das ações desenvolvidas pelo DEL Turismo – programa desenvolvido pelo Senac RN para promoção do desenvolvimento turístico sustentável nos municípios potiguares – o Seminário foi viabilizado por meio da parceria entre a Fecomércio RN, Facisc SC, Instituto DEL, Instituto de Economia Bávara (BBW) e financiado pela Divisão Internacional da Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft (bbw). 

 

“Foi uma experiência única! Ficamos muito felizes em poder trazer palestrantes tão bem sucedidos em seus projetos na Alemanha. O DEL Turismo consegue unir redes da sociedade civil, empresários e poder público. E unindo todos esses parceiros conseguimos realizar projetos concretos e que trazem muitos benefícios para o turismo sustentável”, destacou Anne Oertel, coordenadora da BBW.

 

No primeiro dia, em Tibau do Sul, mais de 50 empresários do município e da Praia da Pipa assistiram os palestrantes alemães apresentarem os cases de sucesso que estão sendo desenvolvidos na região da Baviera, com foco no turismo sustentável. O encontro foi uma oportunidade para compartilhamento de experiências e intercâmbio de ideias sobre criação de roteiros para viagens sustentáveis, boas práticas de sustentabilidade na hospitalidade, soluções digitais, a Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável, entre outros.

 

“O Seminário foi excelente! Ouvimos várias experiências que podemos tentar reproduzir aqui e aprender com elas. É muito positivo para Tibau do Sul, que é um município que já tem se posicionado como um destino sustentável, porque essas experiências impulsionam a gente ainda mais a querer desenvolver ações nas áreas ambiental, social e econômica. É muito benéfico para o nosso município sediar eventos como esse”, declarou a presidente do Pipa Convention & Visitors Bureau, Michaela Bitarello.

 

Em Natal, o Seminário foi realizado no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, empreendimento administrado pelo Sistema Fecomércio e reconhecido internacionalmente como o único na América Latina a receber o ISO de Sustentabilidade, concedido pela ABNT. Cerca de 150 pessoas participaram do segundo dia do evento, que foi transmitido ao vivo pelo canal do Senac RN no Youtube e foi prestigiado por secretários de turismo dos municípios de Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Galinhos, São José de Mipibu, Baraúna, Areia Branca, Porto do Mangue e Apodi e representantes de entidades representativas do setor, como Sindetur RN, Projeto Cetáceos e Fals – Fundação Amigos do Lajedo de Soledade – Apodi.

 

Ao final de cada palestra, os participantes interagiram com os palestrantes com perguntas sobre os cases apresentados. O Parque Nacional da Floresta da Baviera, um aplicativo com mapeamento de roteiros turístico e um purificador de água portátil foram umas das práticas que mais chamaram atenção do público.

 

“Essa é mais uma iniciativa do Sistema Fecomércio para fornecer ao trade turístico potiguar conhecimentos e estratégias focadas na promoção da sustentabilidade, pois entendemos a importância da atividade turística para a economia do RN. Nosso objetivo é colaborar cada vez mais para esse segmento esteja alinhado com as tendências mundiais se desenvolvendo com competitividade e responsabilidade social”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

 

Parcerias

 

O Seminário também marcou a assinatura do convênio entre o Instituto DEL e a ABIH-RN para implementação da Certificação Selo DEL Turismo para todas as empresas associadas à entidade potiguar. A ideia é que os empreendimentos sejam capacitados para se adaptarem a todas as normas e requisitos exigidos para uma gestão sustentável.

 

Outro destaque foi o lançamento da Pesquisa de Perfil dos Participantes de Eventos, que será aplicada pelo Sistema de Inteligência Turística do RN (Sírio). O levantamento tem como objetivo mapear o perfil das pessoas que participam de eventos no RN, pontuando as características socioeconômicas dos respondentes e avaliar a percepção dele sobre o estado e sobre o evento do qual participou.

 

Desenvolvido em parceria entre a Fecomércio RN, por meio do Senac e o Governo do Estado, por meio da Emprotur, o Sírio é uma plataforma on-line que disponibiliza dados relacionados ao turismo potiguar por meio de Dashboards interativos e dinâmicos a fim de auxiliar na tomada de decisões do trade turístico e potencializar o desenvolvimento estratégico do setor.

 

Encerrando a programação, o consultor do Instituto DEL e Green Destinations, Andreas Dhole, anunciou a realização da Conferência Green Destinations 2023 Latino América, nos dias 05 a 07 de junho, em Bombinhas-SC. Um dos principais eventos dedicados aos destinos turísticos sustentáveis e suas comunidades empresariais, a conferência combina palestras e workshops sobre desenvolvimento sustentável no turismo nacional e internacional, networking com líderes do setor, cerimônias de premiação e apresentação de destinos de referência e suas histórias. Contempla também visitas técnicas, que possibilitam aos participantes vivenciar o turismo responsável na cidade sede do evento. Confira aqui a programação completa e como se inscrever para participar: https://institutodel.org.br/greendestinationslatinoamerica2023/.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!