Seminário Internacional de Turismo Gastronômico: confira temas e presenças confirmadas

 
Evento ocorrerá em Paraty (RJ) entre os dias 27 e 29 de março e reunirá nomes importantes do segmento do país e do mundo Apouco mais de um mês de sua realização, prevista para os dias 27, 28 e 29 de março, em Paraty (RJ), e com a programação praticamente finalizada, o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico reunirá nomes importantes do segmento nacional e internacional. Durante o evento, serão abordadas as principais tendências e oportunidades que regem a gastronomia em todo o mundo.
 “O segmento de turismo gastronômico tem motivado cada vez mais um número maior de visitantes ao redor do planeta. E o Brasil, com sua diversidade de sabores e temperos, é um forte candidato a despontar como um destino tendência no cenário pós-pandemia. Por isso, é importante nos anteciparmos e estruturarmos este segmento no país para oferecer experiências únicas aos nossos visitantes”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
 Como se antecipar às tendências e trilhar a próxima década do turismo gastronômico é exatamente um dos temas de conversas previstas durante o seminário. Com mediação do professor da Universidade de Brasília (UnB), Elimar Pinheiro, o painel contará com a participação da diretora de Inteligência de Mercado e Competitividade da Organização Mundial do Turismo (OMT), Sandra Carvao; da coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro; e do chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso.
 A inspiração continua com a palestra “Um olhar para o futuro: cenários, perspectivas e tendências para o turismo gastronômico”, que deverá ser proferida pelo professor associado de Futuros do Turismo da Te Herenga Waka, Victoria University of Wellington da Nova Zelândia, Ian Yeoman.
 Os sabores da Mata Atlântica e trufas tipicamente brasileiras, por exemplo, também estão no cardápio do evento. Você já ouviu falar no “prato firmeza”? Qualquer que seja a resposta, não pode deixar de conferir a palestra “o guia gastronômico das quebradas de São Paulo”.
 As experiências das cidades criativas da gastronomia também estão entre os destaques da programação. No Brasil, quatro cidades ostentam este título internacional proferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). São elas: Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Belém (PA), além de Paraty (RJ), que sediará o evento.
 Para falar sobre a gastronomia como identidade para o turismo gastronômico no Brasil, foram convidados Anita Pires, do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia; Gilberto de Castro, presidente da Belotur; e José Sérgio Barros, secretário de Cultura de Paraty.
 A realização do seminário é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília (IFB), que devem lançar ainda o e-book Macrotendências em Turismo Gastronômico no Brasil.
 PROGRAMA NACIONAL DE TURISMO GASTRONÔMICO — Atualmente em consulta pública até o dia 25 de março (clique AQUI para participar), o Programa Nacional de Turismo Gastronômico também terá um painel próprio durante o seminário. A ideia é apresentar a proposta e os próximos passos da iniciativa, que deve orientar o posicionamento do país no segmento, norteando ações e políticas públicas.
 Com moderação da coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Rafaela Lehmann, participarão do painel como convidados Ana Paula Jacques, pesquisadora e professora de Gastronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e coordenadora do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil (IFB/MTUR); Osíris Marques, professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador do projeto Experiências do Brasil Rural (UFF/MTUR/MAPA); e Richard Alves, consultor na área de gastronomia da Unesco e do Ministério do Turismo.
 O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, destaca que o evento contribuirá para o fortalecimento do segmento no país. “No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Abrasel. Apesar desta cifra considerável, temos ainda um potencial gigantesco inexplorado, com intensa oportunidade de crescimento. Por isso, reunimos nomes e temáticas importantes para orientar, inspirar e fortalecer o turismo gastronômico no Brasil”, disse.
 EXPERIÊNCIAS – Outros temas previstos no I Seminário de Turismo Gastronômico são as “novas experiências do comer e viajar”, que contará com a participação de Rebecca Mackenzie, presidente e CEO da Culinary Tourism Alliance; Cristiana Beltrão, restauratrice e sócia do Grupo Bazzar; e Nuno Nobre, consultor em Food Culture Experiences. A mediação será feita por Anna Modesto Leal, coordenadora de Produção Associada ao Turismo do Ministério do Turismo
 Para conhecer a programação completa, clique AQUI.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.