Semana ID e as novas ofertas da Rota Vicentina

O que é a Rota Vicentina?

O Sudoeste de Portugal (e Europa) é muito mais do que uma referência geográfica. O local é sinônimo da luz, sol, gastronomia e uma certa simplicidade que é tão característica da região. Esse local é uma mistura de valores culturais singulares à espera de serem descobertos, e que combinam as vibrações do Algarve com a alma do Alentejo.

A Rota Vicentina é uma associação local privada sem fins lucrativos de pessoas e empresas provenientes da bela costa sudoeste do Alentejo e Algarve, que trabalham juntos em uma oferta turística sustentável, com base nos recursos naturais e culturais desta intocada do parque natural costeiro.

Mais de 200 pequenos negócios estão conectados diariamente para criar uma rede de serviços globais organizada e estratégica para enriquecer a experiência das trilhas para caminhadas e ciclismo ao longo da região, que são suas próprias responsabilidades.

Caminhadas

A Rota Vicentina recentemente expandiu suas ofertas e, agora, apresenta mais de 750 quilômetros de trilhas para caminhadas, ao longo da mais bela e bem preservada área costeira do sudoeste da Europa.

Três tipos de trilhas – Caminho Histórico, Trilha do Pescador e 24 Rotas Circulares – oferecem, individualmente ou combinadas, uma experiência única de dois mundos: uma vívida e autêntica cultura rural e a surpreendente costa selvagem, tudo em meio ao Parque Natural do Sudoeste do Alentejo e Costa Vicentina.

Ciclismo

A Rota Vicentina passou a oferecer trilhas de bicicleta para os entusiastas do ciclismo, com uma rede de mais de mil quilômetros de rotas cuidadosamente selecionadas para Mountain Bike e Gravel, para todos os níveis de praticantes. Para viajantes em bicicletas híbridas, a Rota Vicentina também preparou uma ciclovia turística no GPS com uma mistura de rotas, conectando os aeroportos de Lisboa a Faro pela costa Sudoeste, em um total de 510 quilômetros.

Nesses links, é possível baixar os mapas para caminhadas e bicicleta.

Atividade

Essa associação sem fins lucrativos ainda deseja proporcionar uma jornada além das trilhas, paisagens e facilidades (como acomodações, restaurantes, transporte, entre outros). Em 2021, o foco é também oferecer programas e atividades, guiando os visitantes pela natureza, cultura local e experiências de bem-estar, para uma conexão muito mais ampla e profunda com o destino.

O Projeto ID

Guia de Boas Práticas

“ID” vem de “Identidade”, porque este é o principal foco do desafio da sustentabilidade deste projeto. Por mais de um ano, temos trabalhado com a comunidade local, agentes culturais, parceiros e empresas turísticas, para entender o real significado da identidade da região e como ela pode ser ofertada aos seus visitantes. Muitas reuniões, workshops e visitas individuais (físicas e virtuais) resultaram no Guia ID, um documento que estabelece de forma séria – e colorida – os princípios que irão nortear toda a rede da Rota Vicentina e suas ofertas.

A nova gama de ofertas

Desde conceitos a todos os elementos combinados na produção real, o Projeto ID também resultou em uma enorme gama de ofertas que se harmonizam com as expectativas contemporâneas do turista responsável:

– Uma agenda local, que transforma as propostas da comunidade em um calendário digital, o qual disponibiliza eventos culturais, mercados ou atividades turísticas pré-agendadas para todos os visitantes e residentes;

– Novos Programas & Atividades, incluindo moradores locais e suas histórias inspiradoras, produtos e conhecimento.

Confira a Agenda e a área de Programas e Atividades.

Por que o evento Semana ID?

Para destacar essa nova oferta, a Rota Vicentina promoveu o evento virtual Semana ID, entre os dias 21 e 25 de março de 2021, que combinou experiências online imersivas e também reflexões sobre sustentabilidade.

Eventos da Semana ID e seus destaques

A série de eventos apresentou e discutiu os resultados desse projeto, além de celebrar a identidade da região e aqueles que amam e cuidam desse território.

Próximos passos

Em 2021, o Turismo Responsável se torna um dos principais pilares do trabalho da Associação, expandindo essas novas ofertas e reforçando o comprometimento com a qualidade, assim como no foco na vida local, pessoas e natureza.

Links úteis:

www.rotavicentina.com

Gravação da Coletiva de Imprensa

Fotos da Rota Vicentina

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.