A Feira Internacional de Turismo apresenta a Semana Ibérica da Gastronomia, uma iniciativa inovadora de promoção do turismo gastronómico ibérico
A maior feira de turismo nacional, a BTL – Feira Internacional de Turismo, realiza-se de 21 a 25 de Janeiro na FIL – Parque das Nações e apresenta pela primeira vez a Semana Ibérica da Gastronomia, uma montra gastronómica dos saberes e sabores nacionais e das regiões espanholas da Cantabria e Castilla y León.
De entre os inúmeros motivos de interesse gastronómico-culturais desta iniciativa destaca-se a presença de três restaurantes da região da Cantábria com uma estrela Michelin atribuída cada um: “Los Avellanos” de Torrelavega, “El Serbal”, de Santander e “El Nuevo Molino” de Puente Arce.
A presença cantábrica completa-se com a presença da “Casa Lita”, de Santander e a empresa de catering “Coorcopar”.
Entre 21 e 25 de Janeiro, cada restaurante será o responsável pelo menu cantábrico do dia, permitindo ao visitante contactar directamente com as criações de alguns dos mais reputados chefs do país vizinho.
A região de Castilla y León é a segunda região espanhola a marcar presença para divulgar os seus tesouros gastronómicos, tendo para tal convidado os chefs Miguel Fargallo do “La Raiz” e Manuel Astorga, do “La Perla”, ambos situados em Valladolid. Esta dupla estará a cargo da cartas de pratos e aperitivos que irão espelhar a riqueza gastronómica da região.
Portugal à mesa
No seguimento do sucesso da edição transacta, a representação nacional está a cargo do grupo Lágrimas, onde o chef Vítor Sobral (restaurante Terreiro do Paço) criou pratos inspirados na gastronomia da Região Centro, com o apoio do chef Albano Lourenço, grande responsável pela atribuição de uma estrela Michelin na Quinta das Lágrimas.
O restaurante gerido pela Lágrimas Catering vai trazer à BTL alguns dos melhores restaurantes de entre Mondego e Douro, para alegria dos apreciadores da cozinha tradicional da região Centro de Portugal. Umas das estrelas vão ser os pratos de Lampreia do Douro trazidos pelo restaurante “D. Amélia” de Castelo de Paiva. A cozinha o Dão chega ao restaurante pelas mão do chef Hilário Costa do restaurante “Muralha da Sé”, de Viseu.
Também de Viseu vem o restaurante “Casa Arouquesa”, de Nelson Mota, um dos poucos restaurantes de Portugal cujo conceito passa pela utilização exclusiva de um tipo de produto D.O.P. (Denominação de Origem Protegida), neste caso a carne Arouquesa.
Relativamente às sobremesas, o grupo Lágrimas irá divulgar e revisitar algumas das jóias da doçaria regional do Centro de Portugal.
Para Javier Galiana, Director Geral da FIL, “a gastronomia é um património nacional, que constitui um factor de diferenciação e potenciação turística. A promoção dos destinos através da sua gastronomia é uma tendência fortíssima a que assistimos internacionalmente e que Portugal tem todo o interesse em emular, pela sua qualidade e singularidade. A Semana Ibérica de Gastronomia da BTL é o nosso primeiro passo nesse sentido e foi extremamente bem acolhida nacional e internacionalmente”.