Semana do Meio Ambiente abordará temática da Biodiversidade

O mês de junho começará chamando a atenção para o meio ambiente. Na segunda-feira (1), o Governo do RN dará início à Semana do Meio Ambiente 2020, toda voltada para o formato virtual, devido à pandemia da Covid-19. Com o tema mundial tratando sobre a diversidade biológica, a programação estadual abordará a “Biodiversidade do Sertão, do Agreste, do Litoral e da Cidade”.

Debates, rodas de conversa, palestras, oficinas virtuais, minicursos, lives, tutoriais em redes sociais, concurso de fotografia, farão parte da agenda de atividades que acontece ao longo da semana. A programação foi idealizada pelos órgãos estaduais que integram a agenda ambiental do RN, como a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Governo Cidadão e a Companhia de Águas e Esgotos (Caern).

Devido ao distanciamento social, decretado pelo Governo do Estado, e em respeito às medidas restritivas para evitar o contágio do coronavírus (Covid-19), este ano será diferente e todas as atividades programadas acontecerão em ambiente virtual. Durante a semana, as ações serão divulgadas através de publicações nas redes sociais, focando na participação da população nas discussões sobre as questões ambientais e mudanças de hábitos neste período de pandemia.

A abertura oficial da Semana acontece na segunda-feira (1), às 10h30, em uma live no canal do Youtube do Idema, com a participação do Secretário da Semarh, João Maria Cavalcanti, do diretor geral do Idema, Leon Aguiar, do diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares e o diretor-presidente do Igarn, Auricélio Costa. Na oportunidade, acontecerá o debate sobre a temática da “Gestão Ambiental no cenário da Biodiversidade Potiguar”.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, a atual realidade não impediu de se elaborar debates importantes sobre a pauta ambiental e chamar a atenção da sociedade. “Apesar da necessidade de isolamento imposta pela pandemia, formatamos um ciclo de debates que podem contribuir para ampliação da consciência ambiental. Todo esforço da gestão da Governadora Fátima Bezerra é no sentido de fomentar o desenvolvimento do Estado sem danos ao meio ambiente ou comprometimento à segurança hídrica, ou seja, com a valorização dos recursos naturais”, afirma.

De acordo com o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, o momento é delicado em todos os setores, por isso, é necessário promover cada vez mais, a reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente e buscar novas formas de compartilhar conhecimento é essencial. “É preciso construir uma sociedade mais responsável ecologicamente e a Semana do Meio Ambiente pode nos auxiliar nisso. Mesmo com a programação sofrendo alterações devido à pandemia, adaptamos as atividades para o ambiente virtual, contemplando desde o público infantil até o empreendedor”, afirma o diretor.

Para a subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema, Iracy Wanderley, a Semana do Meio Ambiente, criada em 1981 no Brasil, representa um momento de reavaliarmos nossa relação com o meio em que vivemos e quais maneiras nós podemos contribuir com o planeta cada vez mais fragilizado pela ação do homem. “É um momento para enfatizar, fortalecer e unir todas as vertentes sociais em prol das discussões de pautas que tratem da proteção ao patrimônio socioambiental do nosso país, de forma inclusiva. Vamos juntos fazer uma mobilização para proteger nossos biomas, conhecendo o que nos cerca e preservando para as futuras gerações”, finaliza Iracy.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo, Suécia. A data tem como objetivo principal conscientizar as populações ao redor do mundo a respeito da importância de proteger os recursos naturais e para que os povos adquiram uma postura consciente sobre a preservação do planeta.

Acompanhe nossas redes sociais e confira o que preparamos para a Semana Estadual do Meio Ambiente 2020. É importante lembrar que outras atividades acontecerão ao longo do mês de junho, com a proposta de sensibilizar e alertar para o cuidado com o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.