Secretários do NE se reúnem nesta sexta-feira em Natal para discutir aumento da pobreza

O III Encontro de Secretário(a)s de Assistência Social do Nordeste, com o tema “Integração Regional, Inovação e Aprimoramento do SUAS” será realizada em Natal nesta sexta-feira (07), na Escola de Governo Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Lagoa Nova. Na pauta, está a discussão do aumento da pobreza e extrema pobreza na região, exclusão de 400 mil famílias do Programa Bolsa Família no Nordeste em 2019 e apresentação de propostas para o enfrentamento dessa situação, explica a secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), Iris Oliveira.

Segundo Iris Oliveira, anfitriã do evento, o Encontro tem caráter de oficina regional do Fonseas (Fórum Nacional de Secretário(a)s de Assistência Social), sendo a primeira do Nordeste. O objetivo é identificar demandas regionais específicas, oportunidades de integração regional e compartilhamento de inovações sociais e tecnológicas entre os estados, bem como possibilidades de novos investimentos sociais internacionais e nacionais, e outras expressões da desigualdade social, resumiu.   

Neste III Encontro serão definidos um modelo de um projeto piloto de desenvolvimento, o alinhamento e a proposição de um modelo de organização regional e governança no âmbito do Consórcio Nordeste. Também será apresentado o panorama dos investimentos e fundos na região, assim como a pactuação do primeiro projeto regional.

Em Natal, os participantes do Encontro vão mobilizar esforços e apoios na implantação de um Fórum Regional de Secretários de Assistência Social no âmbito do Consórcio do Nordeste.

O Encontro Regional de Secretário(a)s terá a participação de Carlos Gabas, do Consórcio Nordeste, e de Márcia Lopes, ex-ministra de Desenvolvimento Social do Governo Lula e consultora do Sistema ONU.

BOLSA FAMÍLIA

A exclusão de pessoas em situação de extrema pobreza do Programa Bolsa Família é uma das principais motivações dessa reunião de secretários. “Pretendemos apresentar alguns projetos que possam ser adotados no âmbito da região para enfrentamento da pobreza”, destacou a secretária.

“Cresce a população em situação de rua ao mesmo tempo que há o desfinanciamento de programas das políticas públicas por parte do governo federal e que vai impactando no funcionamento dos serviços socioassistenciais existentes e impedindo a expansão e consolidação dos mesmos, com consequências imediatas no agravamento das situações de extrema pobreza na região”, acentua a secretária da Sethas.

PROGRAMAÇÃO

07/02/2020 – Reunião dos Secretários

Local: Escola de Governo Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Lagoa Nova

9h – Abertura

9h30 – “Dimensões da Pobreza e formas de Enfrentamento”

Profº Drº Roberto Alves da Silva – UFRN, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós- Graduação em

Serviço Social.

10h15 – “Relato das Ações, Cooperações Internacionais e Oportunidades na Região Nordeste

Iris de Oliveira – Secretária de Estado de Trabalho, Habitação e Assistência Social do Rio Grande do Norte

Marcia Lopes – Ex-Ministra de Desenvolvimento Social do Governo Lula, consultora do Sistema ONU.

11h – “Consórcio do Nordeste: primeiros projetos e possibilidades de integração”

Carlos Gabas – Secretário Executivo do Consórcio Nordeste.

12h – Almoço

13h30 – “Análise de Cenário, Modelo de Governança e Proposta preliminar”

Comissão Técnica

17h – Encaminhamentos finais e encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.