Secretário Rafael Brito firma convênio com Barra de Santo Antônio para elaboração de Plano Diretor

Importante município do Litoral Norte é beneficiado com recursos para elaboração de ações que nortearão o crescimento urbano em diversas áreas fortalecendo a atividade turística.

A implantação do plano diretor também é essencial para a prática do turismo sustentável já que estabelece medidas para o crescimento ordenado das cidades.Jonathan LinsTexto de Thiago Tarelli

Dando continuidade às ações do Governo de Alagoas para fortalecimento dos municípios turísticos do estado, especificamente com a criação dos planos diretores dessas cidades, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, recebeu a prefeita de Barra de Santo Antônio, Livia Carla, para assinatura do convênio para elaboração do Plano Diretor municipal.

O importante município turístico do litoral Norte é o terceiro a ser beneficiado com o convênio para elaboração do Plano Diretor, que tem como objetivo estabelecer diretrizes para nortear o crescimento urbano das cidades nas mais diversas áreas, ele é considerado essencial para o desenvolvimento do turismo e fortalecimento das cidades na medida em que abrange determinações para construção civil, saneamento básico, preservação do meio ambiente, promoção do desenvolvimento sustentável, elaboração de diagnóstico de impacto ambiental e de trânsito, democratização do acesso à terra e à habitação, dentre outros.

A implantação do plano diretor também é essencial para a prática do turismo sustentável já que estabelece medidas para o crescimento ordenado de Barra de Santo Antônio, cidade localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha costeira do Brasil, e que irá ser sede do maior empreendimento hoteleiro de Alagoas, o Vila Galé Alagoas, que vem sendo construído na praia de Carro Quebrado, uma das mais belas e paradisíacas do Brasil.

Para o secretário Rafael Brito, esse apoio do governo de Alagoas aos municípios para estabelecimento do Plano Diretor é um diferencial da gestão para acelerar o desenvolvimento do turismo no Estado. “Seguimos estendendo a mão para os municípios e apoiando as gestões municipais a elaborar seus planos diretores. Isso é uma competência municipal, mas o governador Renan Filho determinou que, por meio de convênio, nós garantissemos os recursos necessários para realização. A Barra de Santo Antônio é a terceira cidade beneficiada e fará a diferença no desenvolvimento da cidade que será sede do maior empreendimento hoteleiro da história de Alagoas, o hotel Vila Galé, incentivado pelo executivo estadual e que segue em construção. Essa é mais uma medida que fortalece o turismo, atividade que gera emprego, renda e oportunidade para os alagoanos”, ressalta.

Sobre os Planos

Após a elaboração, os Planos Diretores são debatidos com a comunidade e em seguida apreciados pelas Câmaras de Vereadores das cidades. Além da Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres já foram beneficiadas. A próxima a ser contemplada será Passo do Camaragibe. Para elaboração serão investidos R$ 2 milhões em recursos próprios do Governo do Estado, através de convênios firmados com os municípios.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.