SECRETARIA DE TURISMO DE PARNAMIRIM, ABIH-RN , CONVENTION BUREAU E EMPRESARIOS DEFINEM NOVOS RUMOS PARA O TURISMO EM PIRANGI DO NORTE NO RN

Pirangi do Norte mais um destino turístico do Rio Grande do Norte. Essa foi a tônica da reunião entre a secretaria de turismo de Parnamirim, representantes da seccional potiguar da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Convention Bureau e empresários de equipamentos turísticos de Pirangi do Norte, que aconteceu nesta terça-feira, no Hotel Village do Sol.

O que seria um encontro para captação de novos associados para a ABIH-RN e apresentação da proposta de contratação dos meios de hospedagem daquela região junto à Fifa, culminou com uma nova proposta para desenvolver a atividade turística na praia durante os nove meses de baixa estação.

“Parnamirim precisa deixar de ser um município de passagem e passar a ser um destino turístico, assim como já aconteceu com São Miguel do Gostoso e Galinhos. Pirangi é um dos pontos mais bonitos do litoral potiguar. Aqui tem estrutura para deixar de ser um local aonde o turista vem apenas fazer uma foto, para um passeio de barco ou ver o maior cajueiro do mundo. O que se faz urgente é fortalecer a imagem de Pirangi do Norte como destino turístico”, afirma o diretor executivo da ABIH-RN, Murillo Felinto.

O secretário de turismo de Parnamirim, Rogério Santiago, que tomou a iniciativa de procurar a ABIH-RN para uma parceria com o município, pontuou as vantagens do empresariado participar da associação da hotelaria potiguar, bem como de aproveitar as oportunidades de divulgação do destino junto aos estados vizinhos, como uma estratégia para movimentar Pirangi do Norte durante todo o ano. Além disso, destacou a importância da hotelaria local fazer parte da relação cadastrada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e se credenciar a receber os turistas durante a Copa do Mundo de 2014, caso Natal seja escolhida como uma das 12 cidades-sedes.

Para o presidente da ABIH-RN a reunião serviu para mostrar a conscientização do poder público em unir esforços com o empresariado para minimizar os efeitos da sazonalidade no município e o interesse de buscar uma solução. “Elogio essa iniciativa da secretaria de turismo local, porque só se consegue superar as barreiras somando esforços”, avaliou Fermi. Sobre a captação de novos associados, ele destacou a vocação do Estado para o Turismo e que uma das formas de superar os problemas é através do associativismo.

O presidente salientou que para acabar com o problema da falta de turistas ao longo de nove meses do ano é preciso planejar as ações e que mudar esse quadro requer um planejamento, orçamento definido e metas a cumprir, além de incentivar e motivar a cultura do associativismo para fortalecer o setor.

“Aqui plantamos uma semente. Espero que nossa próxima reunião seja para colher os frutos desse momento, conclui Fermi.

Rolar para cima